Agentes de Endemias intensificam combate ao transmissor da Doença de Chagas

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, através da Secretaria de Saúde, intensificou o trabalho no controle da Doença de Chagas na cidade.

A doença de chagas é uma doença transmissível, causada por um parasita e é transmitida principalmente através do “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas. Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras. Nas casas escondem-se nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, curral e depósitos.