Audiência Pública discute combate ao mosquito Aedes aegypti

Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato através da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram a audiência pública com Ênfase em Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.  A audiência teve por objetivo discutir com a população estratégias que possam contribuir para a melhoria das ações de combate e controle ao vetor transmissor dessas doenças, o Aedes aegypti.

De acordo o secretário, Jussival Júnior o intuito da audiência foi unir as propostas da comunidade com as ações executadas pela Secretaria da Saúde para combater o mosquito da dengue. “É uma forma de ouvir todos os atores envolvidos, pois queremos construir um espaço de inclusão e diálogo com grupos populacionais, para discutirmos e planejarmos ações efetivas para uma cidade mais limpa e uma sociedade mais saudável, com redução da incidência de casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, afirmou o secretário.

Em um espaço destinado a ouvir as demandas da comunidade, a coordenadora de vigilância em saúde, Thalita Medeiros juntamente com o chefe de divisão dos agentes de endemias, Silas Paz, fizeram as explanações dos dados que foram notificados, bem como apresentaram as propostas de prevenção e ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, além de ouvir e responder as sugestões da comunidade. Em relação a chikungunya, foram notificados 1221 casos e de dengue 260 casos.

Estiveram presentes secretário de saúde, Jussival Júnior, secretário do meio ambiente, André Landim, coordenadora da UPA, Nilvania Nascimento, coordenador da 12ª regional de saúde, Raimundo Leandro, coordenadora de vigilância em saúde, Thalita Medeiros, chefe de divisão dos agentes de endemias, Silas Paz, trabalhadores ligados ao setor de combate ao mosquito e a população em geral que atendeu ao convite.

Além desta audiência, ao longo da semana serão realizadas palestras, panfletagens e blitz educativa sob responsabilidade do Combate ao Aedes Aegypti.