Fé, emoção e devoção marcam a primeira das dez noites de festa em São Raimundo Nonato

A noite da última terça-feira (22) foi marcada por muita fé e devoção ao padroeiro São Raimundo Nonato. Com o tema: “São Raimundo Nonato e seu olhar para Maria”.

A comunidade católica do município de São Raimundo Nonato celebra com fé e devoção de 22 a 31 de agosto, o festejo do santo padroeiro, São Raimundo Nonato, é venerado como padroeiro das parturientes, das parteiras e dos obstetras. O festejo faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município.

A programação teve início as 19h com a peregrinação de abertura das festividades, com saída da Igreja de Nossa Senhora de Fátima no bairro Paraíso das Aves até a Igreja Catedral.

À noite, às 19h30, aconteceu a primeira noite de Missa novena, presidida pelo bispo Dom Eduardo Zielski, estiveram prestigiando a abertura do Festejo de São Raimundo Nonato todas as paróquias e comunidades da Diocese, que segue até o dia 31 de agosto com a celebração da Santa Missa às 19h30.

Conheça a história de São Raimundo Nonato:

São Raimundo é invocado como protetor das parturientes e das parteiras. Seu nome significa “não nascido”, pois foi retirado da barriga da mãe morta.

São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Desde menino percebeu sua inclinação à vida religiosa. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês se tornou padre e recebeu a missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos que eram feito escravos.

Em um das suas missões, o padre foi preso e ao pregar a palavra de Deus seus algozes perfuraram sua boca com um ferro quente e fecharam com se fosse um cadeado. Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente.

Foi enterrado na Capela de São Nicolau, onde seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados à sua intercessão. São Raimundo Nonato foi canonizado pelo Papa Alexandre VII em 1657.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!