Campanha atualizará vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação iniciará nesta segunda-feira, 11. A ação prossegue até o dia 22 de novembro, com o objetivo de atingir crianças e adolescentes de até 15 anos não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos.

Todas as vacinas disponíveis pelo SUS para estes públicos serão oferecidas nos postos e unidades básicas de saúde do município até o dia 22 de setembro.

A ação tem por objetivo atualizar ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta desse público, disponibilizando mais de dez tipos de vacina para o combate de diversas doenças.

Ao todo, 14 vacinas de rotina serão oferecidas nos serviços de saúde, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O público deverá comparecer levando carteira de vacinação das crianças e adolescentes.

A campanha é voltada para as crianças menores de 5 anos e adolescentes de nove a 15 anos. Estarão disponíveis as vacinas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras.

Para o grupo de adolescentes de 9 e 15 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para meninas entre nove e 13 anos.

Dia D

O “Dia D” de mobilização será realizado no dia 16 de setembro (sábado) com a abertura de unidades de saúde, postos fixos de vacinação, visando reforçar ainda mais a quantidade de pessoas vacinadas.