Cidade limpa é responsabilidade de Todos!

Desde que assumiu a administração da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, a Prefeita Carmelita Castro tem investido em educação ambiental para que a cidade se mostre cada vez mais limpa.

Uma das primeiras ações da atual gestão aconteceu por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura,  em que foram entregues inicialmente para a população três caminhões compactadores, substituindo os caminhões basculantes utilizados na gestão passada.  Hoje a população conta com quatro desses caminhões, pois, recentemente, por meio de emenda parlamentar do Deputado Heráclito Fortes, mais um caminhão compactador foi entregue para a administração.

O lixo que no passado pairava nos quatro cantos do município, sendo um grande atrativo para os urubus, hoje é coletado três vezes na semana, obedecendo a um cronograma da Secretaria da Infraestrutura, que contou com o total apoio da população, colaborando de forma significativa para a limpeza da cidade. O fato é comprovado pela turista Ana Gabriele, natural de Teresina- PI, vindo a segunda vez em São Raimundo Nonato, elogiou a limpeza da cidade.

“Eu já vim em São Raimundo Nonato há muito tempo, mas é totalmente perceptível a limpeza da cidade. Percebi a cidade de cara nova, toda limpinha e muito bem iluminada”, Ana Gabriele, 32 anos, professora de Ciências.

A Amiga de Gabriele, a professora Marina Oliveira, ressaltou a beleza das praças. “A gente veio conhecer a Serra da Capivara e como é a minha primeira vez aqui, aproveitei também para conhecer a cidade e de fato as ruas aqui são bem limpas e as praças nem se fala, estou maravilhada. Pretendo voltar mais vezes.

Preocupada com o meio a ambiente, a Prefeita Carmelita Castro, tratou de fazer valer a lei municipal 403/2016 que diz respeito a criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e nomeou o primeiro secretário, o biólogo André Landim.

“Desde que assumi a gestão desta pasta tenho tido total responsabilidade e dedicação. Primeiro por que pra mim não é trabalho algum, uma vez que adoro a natureza e realizar ações que possam cuidar do meio ambiente, pra mim é uma dádiva.  Primeiro passamos a conhecer de perto os problemas ambientais. Conhecemos de perto os lixões na entrada da cidade e junto coma minha equipe conversamos com a população que reside próximo ao local, tratando sobre a educação ambiental e explicando que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos e não apenas da administração pública”, enfatizou o secretário André Landim.

O gestor falou ainda de outras ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Raimundo Nonato por meio da Secretaria do Meio Ambiente.  “A Educação Ambiental é imprescindível para que possamos avançar em ações importante para a preservação da natureza. Realizamos parceria com a Secretaria Municipal da Educação com a finalidade de educar as crianças para os cuidados com o meio ambiente, por meio de palestras e aulas de campo.  Investimos em campanhas por meio de rádio e mídias sociais sobre a importância da coleta seletiva, nomeamos fiscais para acompanhar as questões de poluição sonora, licenciamento ambiental, lixo em local proibido e prejuízos na realização de queimadas” disse Landim.Um dos fiscais da Secretaria do Meio Ambiente, Afonso Mota, relatou que essa fiscalização é feita de forma constante. “A gente se baseia na lei de crimes ambientais. Caso alguém seja pegue descumprindo a lei, nós notificamos, e no caso de reincidência, nós multamos”.

As denúncias podem ser realizadas de forma anônima na Ouvidoria do município, pelo número (089) 98817-7811. De acordo com a Prefeita Carmelita Castro essas ações foram essenciais para que São Raimundo Nonato conquistasse o selo A do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) Ecológico.

“Com todas essas ações de preservação e educação ambiental, conquistamos o selo A do ICMS Ecológico, um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados em razão do atendimento de determinados critérios ambientais”.

Os recursos do ICMS Ecológico são destinados preferencialmente em investimentos na área da Infraestrutura, Saúde e Educação.