Condutores de motolância do SAMU participaram de curso para uso de motolância

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, capacitaram profissionais que fazem atendimento em motolância.

O objetivo foi preparar o socorrista para o conhecimento do veículo e das pistas que deverá percorrer. Atualmente, o Samu – SRN possui 03 condutores de motolância atuando em regime de plantão.

As atividades foram desenvolvidas por instrutores da Polícia Rodoviária Federal e contou com aulas teóricas e práticas. Estão inclusos aspectos da direção defensiva e tática de motocicletas; paradas em situações de emergência; frenagem; infiltração rápida no trânsito; manutenção preventiva; entre outros.

Os treinos aconteceram numa pista, a fim de desenvolver as habilidades em velocidade e curvas, pensando na segurança do condutor e do paciente. No encerramento, houve um passeio off-road, em uma pista de motocross.

A motolância é imprescindível nas ocorrências onde se faz necessário a presença imediata de mais um profissional para auxiliar no atendimento prestado ao cidadão acometido por uma urgência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica e psiquiátrica nos primeiros minutos após o agravo.

Instituição das motocicletas

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde, Nº 2.971, de 8 de dezembro de 2008, a instituição do veículo motocicleta como integrante da frota de intervenção do Samu partiu da dificuldade de tráfego nos grandes centros urbanos ou nas áreas de difícil acesso para as ambulâncias do Serviço.

Além disso, a razão de ser das motolâncias provém da necessidade de um suporte no atendimento prestado pelas equipes nas unidades de Suporte Básico (USBs) e de Suporte Avançado (USAs) do Samu, a depender da situação em que se encontra o paciente.