Confira Tema e Apresentação das Escolas Municipais de SRN em Desfile Cívico

No último dia 07/09 (sexta-feira), as escolas da Rede Municipal de Educação de São Raimundo Nonato apresentaram no desfile cívico de 7 de setembro o PROJETO com o tema: “EDUCAÇÃO EM VALORES: O CAMINHO PARA UMA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE”.

Cada ala é representada pelas escolas municipais e exibe alegorias referentes aos aspectos culturais e naturais do nosso município, além de apresentar as ações do projeto pedagógico que está sendo desenvolvidas nas escolas neste ano letivo.

A primeira ala apresentou a bandeira do município por meio de um mosaico montado por 22 alunas da rede municipal coordenadas pela nutricionista da secretaria de educação, Ana Gesilda. Cada estudante representou uma escola e juntas unificam a rede.

Resgatando valores e desenvolvendo habilidades é o tema da segunda ala representada pelas Unidades Escolares Rosa Teixeira de Castro e Madre Lúcia e traz como principal elemento a alegria, valor muito importante e imprescindível para as relações humanas.

A Unidade Escolar Rosa Teixeira de Castro apresentou a ala “Do imaginário literário: lições indispensáveis à vida” com personagens reais e da literatura que nos dão lições e ensinamentos indispensáveis à vida como: coragem e determinação, a exemplo da menina Malala;

“Ludicidade: despertando interesse pela leitura”, foi o tema da ala representada pela educação infantil. As creches Brincando Se Aprende, São Raimundo e Nossa Senhora das Mercês apresentaram diferentes atividades lúdicas.

A creche brincando se aprende traz pra avenida o conto de histórias e narrativas.

A Creche São Raimundo a musicalidade e a contação de histórias como conteúdos indispensáveis na educação infantil.

A creche nossa senhora das mercês, apresenta uma adaptação do livro qual a cor do amor?

A quinta ala apresenta o tema “escola e família: a verdadeira riqueza da sociedade” e está representada pela Creche Tia Remédios e Creche Professor José Bastos Lopes.

RESPEITAR AS DIFERENÇAS É GARANTIR A CIDADANIA

Os alunos e professores das Salas de Recurso das Unidades Escolares Municipais Edson Dias Ferreira e Epitácio Alves Pamplona destacaram na sexta ala do desfile a importância do respeito à diferença e a necessidade de garantir direitos iguais à todos.

MAIS QUALIDADE DE VIDA COM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Nesse pelotão, sete escolas da rede municipal apresentam temas voltados para a preservação do meio ambiente e do patrimônio.

A UNIDADE ESCOLAR NILZA BALDOÍNO DE CASTRO apresenta o tema ÁGUA.

A UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOSÉ GALDINO traz para a avenida o tema “PLANTAS E NOSSA QUALIDADE DE VIDA”.

O TEMA FLORES PARA DESABROCHAR A FELICIDADE É APRESENTADO PELA Unidade Escolar Municipal Arlindo Rubem de Macedo.

A Unidade Escolar José Vitorino da Costa, apresentou o tema ANIMAIS.

“HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: EDUCAÇÃO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE” foi o tema apresentado pela Unidade Escolar em Tempo Integral Elzair Rodrigues de Oliveira.

A Unidade Escolar Inocêncio Pereira de Carvalho apresenta o nosso patrimônio cultural da humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara.

A Unidade Escolar Madre Lúcia, destacou a importância do nosso patrimônio histórico e a necessidade de sua valorização e conservação utilizando o Hino de São Raimundo Nonato.

As Balizas Oficiais da BANDA MUNICIPAL, representadas pelas belas alunas da Unidade Escolar Edson Dias Ferreira, mostrando toda a sua beleza, simpatia e classe, e avisando aos presentes que a Fanfarra Marcial chegou para brilhar.

A BANDA MUNICIPAL é formada pelos alunos das Unidades Escolares Edson Dias Ferreira e Epitácio Alves Pamplona totalizando 93 integrantes coordenados pelo Professor de Música Ailton Ribeiro dos Santos e pela Professora Wimeyre Cândica.

As BALIZAS alunas da Unidade Escolar Epitácio Alves Pamplona apresentando uma belíssima coreografia, onde estão demonstrando movimentos de Ginástica Rítmica, Artística e acrobáticas.

“O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS: É PRECISO CONHECÊ-LO” foi o tema apresentado pela Unidade Escolar Municipal José Ribeiro Américo com um grupo de 61 alunos marchando com orgulho à nossa nação.

CULTURA: UM MUNDO DE POSSIBILIDADES. A UNIDADE ESCOLAR JOSÉ PEREIRA BONS OLHOS, apresentou a riqueza da Dança Afro com o Grupo de Dança Raízes Africanas da Comunidade Quilombola Lagoa das Emas.

A Unidade Escolar Municipal Joaquim Horácio Ribeiro levou para o desfile o tema capoeira.

A Unidade Escolar Eliacim Mauriz a história de dois reisados da região de São Raimundo Nonato.

A Unidade escolar João Braz do Rosário apresenta a festa de São Gonçalo

A Unidade Escolar José Caetano dos Santos apresenta a quadrilha.

REALIZANDO SONHOS ADORMECIDOS foi o tema apresentado pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos das Unidades Escolares Rosa Teixeira de Castro e João Braz do Rosário.

A Unidade Escolar em Tempo Integral Fontenele apresentou uma coreografia sobre os valores humanos.

E para finalizar com chave de ouro esse grandioso desfile cívico, os funcionários da rede municipal de educação de São Raimundo Nonato, com o tema: “educação: porta de entrada para um futuro promissor”

A rede municipal de educação de São Raimundo Nonato é composta por cerca de 540 colaboradores que atuam nas 23 escolas da rede e na secretaria de educação, atendendo diariamente cerca de 5 mil alunos. Todos esses profissionais são imprescindíveis para o desenvolvimento dos nossos estudantes.

“O desfile contou com a participação de todas as escolas da rede municipal e praticamente todos os funcionários se dedicaram e participaram das atividades propostas levando para a avenida o melhor das nossas escolas.

Estamos muito felizes com isso e gostaríamos de parabenizar e agradecer a todos os alunos, funcionários e pais de alunos que estiveram engajados nesse projeto. A secretaria já planeja as ações do projeto que será desenvolvido em 2019”, destacou a secretária de educação, Silmara Oliveira.