Coordenador da Juventude de São Raimundo Nonato realiza palestra para alunos do Projovem no município

O Coordenador da Juventude de São Raimundo Nonato, Mayron Galvão, participou nesta terça-feira (29) do encontro de jovens promovido pela coordenação do Programa Unificado da Juventude (ProJovem), que aconteceu na sede do Projovem Urbano de São Raimundo, onde realizou palestra e uma roda de conversa sobre políticas públicas que os governos municipal, estadual e federal vem desenvolvendo para os jovens.

O ProJovem é um programa unificado de juventude que visa ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional e foi criado a partir da integração de seis programas já existentes – Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Hoje, esses programas atendem a 467 mil jovens. Com a unificação, serão ofertadas vagas para atender a 4,2 milhões de jovens até 2010.

Durante o encontro em São Raimundo Nonato, Mayron Galvão foi escolhido para ministrar palestras e conversar com os integrantes do programa.

“Fui convidade pela coordenação do ProJovem em São Raimundo Nonato, fiquei lisonjeado com o convite e na oportunidade discutimos as várias ações e programas desenvolvidos para os jovens, como o Id Jovem, desenvolvido pelo Governo Federal, enfatizando a importância desse grandioso beneficio para a juventude, com foco  naqueles jovens de baixa renda, e principalmente a acessibilidade que esse programa permite! Falamos também do apoio da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita  Castro, aos movimentos juvenis em nossa cidade. Sabemos que nossas ações ainda são poucas, mas sentimos que estamos indo no caminho certo para alcançar um objetivos maiores.”

Sobre o ID Jovem:

ID Jovem é um recente programa do governo, que garante viagens gratuitas para jovens de baixa renda que possuam entre 15 e 29 anos. Além do benefícios de viajar de graça para cidades fora do estado, os jovens terão outros benefícios como descontos na aquisição de ingressos de cunho cultural, esportivo e artístico no Brasil.

Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda família seja de até dois salários mínimos, e possua inscrição no Cadastro Único do Governo Federal atualizado. O cadastro da ID Jovem é feito por meio de aplicativo de celular, através do número de seu NIS.

A identidade garante desconto de 100% na compra de passagens rodoviárias, ferroviárias e também em embarcações, que realizem trajetos interestaduais, ou seja, de um estado para outro.

É bem interessante para jovens e adultos de classe baixa do Brasil, que desejam aproveitar algumas opções de lazer mais baratas e até mesmo gratuitas. E para aprender mais sobre o ID Jovem, falaremos um pouco mais de como funcionam as viagens interestaduais gratuitas do programa.