Coordenadoras Pedagógicas da Educação participam de Encontro Formativo em Teresina

A coordenadora da Educação Infantil, Francisca Oliveira e a coordenadora do Ensino Fundamental, Isabel Cristian, representaram a Secretaria Municipal de Educação no II Ciclo Formativo ProBNCC que ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro, em Teresina.

O encontro, que foi o primeiro de um ciclo de quatro encontros formativos, teve como objetivo a formação Continuada de Dirigentes Municipais de Educação,coordenadores e articuladores regionais e municipais ProBNCC para a implementação do novo currículo baseado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para a Secretária Municipal de Educação, Silmara Oliveira, “a proposta curricular municipal à luz da BNCC está sendo construída com a colaboração de professores da rede municipal. Esta proposta visa entregar para a comunidade escolar um documento norteador para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. O momento é de formação para que os profissionais da educação conheçam o documento e possam utilizá-lo no próximo ano, ressaltou.

Além disso, o currículo do Piauí já aprovado pelo CEE e também construído à luz da BNCC poderá contribuir com a educação municipal. Por essa razão o regime de colaboração entre estado e municípios é muito importante.

As coordenadoras avaliaram o encontro como positivo, pois abordou temáticas importantes que irão contribuir para a Educação de São Raimundo Nonato. “Esse momento foi necessário para planejarmos e discutirmos como será a implementação da BNCC em regime de colaboração, assim como para traçarmos estratégias com o objetivo de contribuir com os profissionais da educação da rede municipal para que estes estejam preparados para garantir que todos os seus estudantes desenvolvam os objetivos de aprendizagem do novo currículo. O próximo passo agora é difundir os conhecimentos adquiridos durante o encontro para gestores, coordenadores pedagógicos e professores, e assim contribuir com a Educação municipal”, destacaram.

*Sobre o currículo do Piauí*
O Currículo do Piauí foi construído em 2018 numa colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Undime, com mais de 22 mil contribuições por meio consulta online. Após a sistematização, foi à proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que homologou em 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.