Instituições de São Raimundo Nonato realizam desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil

Em comemoração ao dia 7 de Setembro, dia em que é lembrada a Independência do Brasil, instituições de ensino, públicas e privadas de São Raimundo Nonato, a Polícia Militar e desportistas do município, se apresentaram na Avenida. Professor João Menezes.

O Desfile teve início com o 11° Batalhão da Polícia Militar de São Raimundo Nonato, que tem a frente o comandante major Reginaldo Costa Araújo, mostrou na avenida as viaturas, membros da Força Tática que fizeram demonstrações do trabalho realizado pela instituição durante operações policiais e as turmas do Pelotão Mirim do município, trabalho desenvolvido pelo capitão Ivonaldo e pelos soldados William e Lia.

A Segunda apresentação foi realizada pelos alunos da Escolinha do saber, que nesse ano de 2018 completou 25 anos. Na oportunidade os alunos fizeram apresentação de balizas, laço de fita, dentre outras e homenagearam a fundadora da instituição, a diretora Dirce Rosa Araújo Negreiros. A Escolinha do Saber levou pra avenida parte da sua história, mostrando os alunos que não mais fazem parte desse plano, mas que fizeram parte da instituição, alunos hoje formados em diferentes áreas, mas que no passado eram vistos como profissionais do futuro, além de destacar o legado da Escolinha, que é a cultivação dos valores da sociedade; amor, amizade, respeito, humildade, tolerância, compreensão, dignidade, cidadania e etc.

As escolas municipais de São Raimundo Nonato deram um show, tendo como diferencial desse ano um único projeto de mesmo tema: EDUCAÇÃO EM VALORES: O CAMINHO PARA UMA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE” e abordou os diferentes valores: ético, moral, étnico, cultural e ambiental.

A Unidade Escolar Maria de Castro Ribeiro apresentou o tema “Valorizando à Vida”. Cada ala composta por alunos e professores da escola apresentaram reflexões e dados sobre violência na escola; violência no trânsito, etc. A banda marcial da escola foi um espetáculo de a parte. O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI MODERNA), se apresentou com o tema “Lei Maria da Penha nas escolas”. Demonstrando a importância da lei e promovendo a conscientização para a prevenção e combate à violência doméstica.

A Unidade Escolar José Leandro Deusdará levou o tema “Esporte Educacional: um meio para a formação integral da cidadania” Ressaltando a importância do esporte nas escolas para o desenvolvimento e formação dos alunos.  A Faculdade Afonso Mafrense levou pra avenida a Valorização da Vida e a prevenção ao suicídio.

A Igreja Adventista do 7º dia teve como tema o poder da esperança, presenteando o público presente com um livro sobre o assunto. A Ordem Demoley de São Raimundo Nonato teve como tema a valorização do respeito e caráter. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí ressaltou valores da cidadania e civismo, por último, os grupos; Capoeira Raízes do Brasil, Taekwondo e ciclistas mostraram a cultura e importância do esporte. O mix de apresentação se resumiu ao resgate de valores perdidos na sociedade.

Uma das coordenadoras do evento, a secretária da Educação Silmara Oliveira, em nome de todos os profissionais da Educação enfatizou a alegria dos profissionais envolvidos no evento. “Foram dias organizando esse projeto, se reunindo com as instituições. Hoje vimos nosso projeto sendo executado e estamos todos muito felizes por mostrar para o público presente um desfile lindo, organizado e que sem dúvida alguma emocionou a todos.”

A prefeita Carmelita Castro afirmou ter ficado emocionada com as belas apresentações e parabenizou a todos. “Cada instituição que aqui se apresentou está de parabéns. E os temas abordados por todas as instituições, sem dúvida alguma, mostra para a sociedade que estamos com sede de vivenciar tantos valores já perdidos. estou muito emocionada em ver a dedicação de alunos, professores, desportistas, a Ordem Demoley, policiais militares e Corpo de Bombeiros mostrando aqui na avenida esse patriotismo”.