Desfile Cívico marca feriado de 7 de Setembro em São Raimundo Nonato

Na data de 7 de setembro, em que se comemora a independência do Brasil, aconteceu na Avenida João Menezes em São Raimundo Nonato, o desfile cívico, organizado pela Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer e também outras instituições.
O tema desse ano foi “Respeito á Pátria e Amor Pela Cidade”, cujo objetivo é resgatar o sentimento de cidadania a cultura brasileira e o amor a nossa querida cidade.
A abertura aconteceu com a tropa da Polícia Militar, que desfilou distribuída em quatro Pelotões. O primeiro, comandado pelo capitão Ivanaldo, foi o Pelotão Mirim, implantado em São Raimundo Nonato no ano de 2015, pela Policia Militar do Piauí. O Pelotão Mirim  é um projeto que visa trabalhar a prevenção de crianças e adolescentes afastando-os da criminalidade e do mundo das drogas, com ações socio-culturais e socio-esportivas.
O segundo, foi comandado pelo subtenente Paulo, o desfile foi composto por militares da sede de Batalhão de alguns grupos de policiamento. O terceiro, comandado pelo Sargento Santos, desfilou com a recém instalada Companhia de Policiamento Ambiental e o quarto, comandado pelo Capitão Igor, apresentou a Força Tática.
Em seguida foi a vez das escolas da rede particular de ensino se apresentarem; Escola Peniel, com o tema “Luz, Câmera, Vida em Ação, Um Filme Educa a Quem Assiste, Retrata o Pensamento e Gera Reflexão”,  extraindo as grandes lições dos filmes  e as exibindo na avenida.
 O Educandário Talita teve como tema os vinte e cinco anos da instituição. A Escolinha do Saber fez alusão à importância da leitura e a literatura infantil, destacando autores piauienses.
As Escolas da Rede Municipal de Educação  apresentaram o desfile com o tema “Literatura: Ler é Imaginar, Criar e Projetar Um Novo Saber”. A apresentação se fez por meio de vinte e duas alas, com a participação de vinte e uma escolas municipais e oitocentos e cinquenta e quatro estudantes. Além disso, o desfile levou para a Avenida João Menezes uma ala composta pelos funcionários da rede municipal de ensino, com a mensagem de que todos os profissionais da educação são importantes no processo de incentivo á leitura e a educação dos alunos. As alas das escolas municipais apresentaram um resumo das ações do projeto pedagógico que está sendo desenvolvido durante o ano letivo.
As Escolas da Rede Estadual a se apresentarem foram a Unidade Escolar Professora Maria de Castro Ribeiro, que teve como tema “Somos o Grande exército da Unidade Escolar Maria Ribeiro, lutando pela educação”;   o Centro de Tempo Integral (Ceti) levou para o desfile cívico o tema, “Ceti Moderna, 10 Anos de Compromisso com a Educação” visando mostrar sua contribuição no processo educacional da macroregião, e a Unidade Escolar Professor Deolindo Lima realizou apresentação sobre Inovações Tecnológicas e Meio Ambiente.
Nesse ano a novidade foi o desfile da Associação de Auxílio ao Deficiente Físico (Asadef) em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), que alertou a população para a inclusão social, com o tema: “Sou acessível, Apoio a Inclusão” com direito a apresentação de poema do presidente da Asadef de São Raimundo Nonato, Salvador de Castro.

O Grupo de Taekwond também participou do desfile, levando pra avenida táticas de defesa pessoal para mulheres. Em seguida foi a vez  da apresentação da  Faculdade Afonso Mafrense que aproveitou o mês para chamar a atenção da sociedade para a campanha do Setembro Amarelo, de alerta e combate ao suicídio.
O Fechamento se deu com a Ordem Demoley, seguido pelo grupo de Karatê,Bombeiros Civis e Ciclistas.