Prefeita Carmelita Castro recebeu Delegação da União Europeia em S.R.Nonato

No último sábado (24), a prefeita Carmelita Castro recebeu sub-chefes da Delegação da União Europeia e de um grupo de Embaixadas dos Estados-Membros da UE no Brasil, acompanhados da vice-governadora Margarete Coelho, onde na oportunidade visitaram os sítios arqueológicos situados no Parque Nacional da Serra da Capivara. Na comitiva, estão diplomatas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

Joaquim Neto

O objetivo da visita é contribuir para o estabelecimento de vínculos de conhecimento e cooperação entre os diplomatas europeus e as autoridades piauienses.

Na região, a missão teve como roteiro visitas aos sítios e um encontro com a professora, pesquisadora e diretora- presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidon e o arqueólogo francês Eric Boëda, que participa das escavações a cada ano.

Joaquim Neto

A viagem permitiu aos diplomatas conhecerem pontos de turismo do Parque como: o desfiladeiro da Capivara, o boqueirão da Pedra Furada, o Sítio do Mocó, em especial parte da Trilha Hombu, e o Museu do Homem Americano.

Além disso, a comitiva visitou projetos de cooperação como o da Comunidade Lagoas das Cascas, que conta com financiamento da União Europeia. O projeto contempla ações de armazenamento/gestão de água na comunidade Lagoas das Cascas, no município de São Raimundo Nonato. A comunidade local tem experiência de primeira água (para o abastecimento de membros das famílias e de seus animais) e de segunda água (para uma pequena horticultura irrigada).

O objetivo da visita é promover intercâmbio de informações sobre possíveis áreas de interesse comum entre a União Europeia e o Piauí, estado que já conta com importantes investimentos europeus no setor de energias renováveis. Além deste setor, a União Europeia considera que o Piauí tem um potencial importante na preservação da biodiversidade, do desenvolvimento socioeconômico e do turismo sustentáveis.