‘Dia D’ de vacinação contra raiva animal é sábado dia 21; veja onde imunizar seu pet

Acontece, sábado dia (21), o ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a raiva animal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão 16 postos de atendimento no município. Cerca de 35 profissionais de saúde serão mobilizados na ação.

“É importante lembrar que esta vacina é destinada apenas para cães e gatos em bom estado de saúde, exceto os doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades), a partir de três meses e não tem contra-indicação”, explicou o Secretário Municipal da Saúde, Jussival Júnior.

A gestão municipal espera imunizar aproximadamente 5 mil animais no Dia D.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença infecciosa aguda e pode ser transmitida ao homem por meio de mordida, arranhão ou saliva. No ser humano, a doença provoca encefalite aguda e leva à morte após curta evolução do vírus. A única forma de evitá-la é por meio da vacina.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural, os bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos são os principais elementos transmissores da raiva; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam o maior perigo; e no ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.

* Veja lista dos locais onde ocorrerão as atividades especiais de vacinação antirrábica.

Unidade Básica de Saúde Aeroporto

Unidade Básica de Saúde Milonga

Unidade Básica de Saúde do Santa Luzia

Unidade Básica de Saúde São Félix