Dia de Combate e Exploração Sexual é celebrada com palestra educativa

Em alusão ao Dia Nacional de Combate e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi celebrada na última quinta-feira, 18, uma palestra educativa na Unidade Escolar Maria Ribeiro, no bairro Santa Luzia, com o objetivo de prevenir e erradicar o abuso sexual.

A palestra foi de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e em pareceria com o Conselho Tutelar.

Segundo a Secretária Marlene Ribeiro, os educadores têm um papel fundamental, sempre que houver alguma suspeita ou confirmação, para então fazer a denúncia aos órgãos competentes.

De acordo com a Assistente Social, Kaline Dias, abuso sexual não é caracterizado apenas no ato do sexo, mas em toques nas partes íntimas, mostrar para crianças fotos e vídeos pornográficos, e até mesmo o incentivo ao namoro para crianças.

O Dia Nacional de Combate e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado nesta data, porque em 18 de maio de 1973, Arceli Crespo, de apenas 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens da classe média alta em Vitória, capital do Espírito Santo, e os agressores nunca foram punidos.