São Raimundo Nonato terá Casa da Mulher Brasileira

Uma parceria dos governos estadual e municipal

A Prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, esteve reunida na tarde desta quarta-feira (3) com a Coordenadora Estadual de Políticas Para Mulheres, Zenaide Lustosa; com a Diretora de Articulação Interinstitucional e Ações Temáticas da Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres (CPPM), Lidiane César; a Coordenadora da Casa Abrigo Mulher Viva, Ana Cleide e a psicóloga Ivana Amorim. Em pauta: o Programa Mulher Protegida e Segura, que visa um atendimento humanizado às mulheres vítimas ou ameaçadas de violência doméstica.

 

“Na oportunidade elas me apresentaram o Programa, que concentra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, dentre outros. Nosso município precisa desse espaço, por isso vamos tentar realizar mais uma parceria com o Governo do Estado para que seja implantada a Casa da Mulher Brasileira em São Raimundo Nonato”, disse Carmelita.

 

A Coordenadora Estadual de Políticas Para Mulheres, Zenaide Lustosa, falou sobre a importância de se ter parceiros para a execução desse programa.  “Acredito que ela tem essa sensibilidade. O que a gente sente é que quando se tem uma gestora mulher há muito mais sensibilidade para que os serviços da rede de atendimento e de enfrentamento a violência seja viabilizado, seja fortalecido e nesse sentido a Carmelita é uma parceira. “Não é de hoje, desde que entramos na Coordenadoria a Prefeitura de São Raimundo Nonato tem dado resposta, tem dado retorno a demanda das mulheres. Temos aqui a Secretaria Municipal da Mulher que realizou um excelente trabalho e sem dúvidas, vai continuar realizando um ótimo trabalho”.

 

A Casa da Mulher Brasileira foi instituída no país pelo Decreto nº 8.086, de agosto de 2013, como uma das ações do programa do governo federal Mulher, Viver sem Violência. É um espaço público que concentra serviços especializados e multidisciplinares para o atendimento às mulheres em situação de violência.