Equipe da Prefeitura e Corpo de Bombeiros se unem para conter chamas em localidade

A Prefeitura de São Raimundo Nonato por meio da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente se uniu a equipe do Corpo de Bombeiros para conter as chamas de incêndio na localidade Lagoa de Fora, zona rural de São Raimundo Nonato.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, André Landim, os momentos vividos pela população foram de angústia e apreensão. “O incêndio teve início a partir de uma ‘limpa de roçado’, quando uma chama caiu na mata e foi suficiente para que se tornasse um incêndio de grandes proporções. A população viveu momentos de angustia e apreensão, houveram prejuízos financeiros, mas graças a Deus nada envolvendo vida humana”, explicou o secretário.

O trabalho para conter as chamas foi desenvolvido pelas equipes da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, Bombeiros Civis, PrevFogo do ICMBio e moradores da comunidade.  André Landim chamou a atenção da população para evitar queimadas, pois além de prejudicar o meio ambiente, prejudica ainda a qualidade de vida da população, causando doenças respiratórias.

“As pessoas limpam suas terras para fazer roça e ateiam fogo de forma e hora errada. É uma situação preocupante, principalmente pelo fato que vivemos há um ano, quando passamos por aquela delicada situação do incêndio na Serra Vermelha. Peço a população que evitem lixos nos terrenos, evitem queimadas, pensem mais na sua saúde, saúde dos vizinhos e no meio ambiente. Aproveito também para agradecer todos aqueles que se  empenharam nesse trabalho, pois, um mal maior foi evitado, levando em consideração que às chamas estavam bem próximas as casas”, explicou.

A Secretaria do Meio Ambiente vem fazendo campanhas constantes de conscientização sobre queimadas.