Farmácias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) garantem assistência contínua à população

A população de São Raimundo Nonato encontra na rede municipal de saúde uma assistência para a prevenção e manutenção da saúde e as farmácias das UBS contribuem para que essa assistência, além de completa, seja contínua.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Programa Melhor em Casa, além dos serviços farmacêuticos para dispensação interna do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com vasto elenco de medicamentos distribuídos entre analgésicos, anti-inflamatórios, contraceptivos, antimicrobianos, anti-hipertensivo, remédios para portadores de diabetes entre outros.

Para ter acesso aos medicamentos e serviços oferecidos é necessário dirigir-se a Unidade Básica de Saúde e fazer sua consulta.

De acordo com o Farmacêutico responsável, Ediel Farias, a assistência farmacêutica é uma política de saúde e tem um papel fundamental para a promoção do acesso aos medicamentos e seu uso de forma racional.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Jussival Júnior, os pontos com maior distribuição mensal de medicamentos estão sendo mantidos, mas ainda uma grande demanda reprimida, pois a população estava a mais de ano sem acesso as medicações nas UBS, muitos deixava de fazer seu tratamento por falta de medicações e outro por não ter condições financeira para adquirir sua medicação em farmácia comercial. “Ainda temos muito o que melhorar, mas já avançamos muito, hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças e idosos estão sendo assistidos da forma que tem que ser“.