Feira Investe Turismo: Um show de culinária e turismo regional.

Um show de culinária, arte e turismo regional, essa foi a I Feira Investe Turismo que aconteceu durante os dias 21,22 e 23 de Novembro  na Praça do Abrigo na cidade de São Raimundo Nonato.

 

O Evento foi realizado pelo Ministério do Turismo por meio das Prefeituras  de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, em parceria com o Sebrae e o Instituto Federal o Piauí (Ifpi). Foram três noites de show room, com aulas sobre diferentes pratos, que retratavam o clima, a vegetação e o melhor da Serra da Capivara.

Na oportunidade os artesãos da região, bem como os proprietários de restaurantes e pequenos empreendedores, aproveitaram o evento para mostrar seus trabalhos, os pratos ofertados nos estabelecimentos e a viabilidade de expandir o negócio.

“A Feira Investe Turismo chegou como uma experiência rumo ao desenvolvimento, onde ofertamos incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing. A  Finalidade desse projeto é mostrar o que nossa cidade, nossa região tem de melhor. Um momento cultural que visa acelerar o desenvolvimento da nossa região, com foco principalmente na geração de empregos”, disse a Prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.

“A 1° Feira Investe Serra da Capivara mostrou o potencial cultural que o Território Serra da Capivara tem. É satisfatório ver o esforço que as pessoas envolvidas no projeto fizeram afinal eu acredito que o turismo pode abrir muitas portas para pessoas da região. Temos o parque como forma de trazer os turistas e com a dedicação da cadeia turística daqui o mesmo turistas que vem na intenção de ver somente o parque vai embora encantado com o município e com intenção de retornar, disse a Secretária Municipal do Turismo, Isadora Menezes.

Entre as ações  executadas pelo Sebrae no âmbito do projetoforam executados cursos, consultorias, eventos técnicos, dentre outros. Além disso, a instituição desenvolverá ações de sustentabilidade, análises de mercados, estudos de viabilidade e educação empreendedora, visando aumentar a competitividade e a representatividade dos pequenos negócios nos mercados internacionais e nacionais.

O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

WhatsApp chat