Governo realiza ações de combate à violência contra a mulher, em São Raimundo Nonato

O município de São Raimundo Nonato recebeu nesta segunda feira (16), ações de combate à violência contra a mulher. No centro da cidade foi realizada panfletagem e a apresentação da campanha “Acorda, Cinderela” e do aplicativo “Vazow”. Já na localidade São Vitor, zona rural de São Raimundo Nonato, foram realizados palestras, diálogos com as mulheres e atendimento. A governadora em exercício, Margarete Coelho, acompanhou as atividades realizadas pela Secretaria de Segurança Pública e Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM).

Segundo Margarete Coelho, atividades como estas ajudam a sociedade a conhecer as políticas e programas que Wellington Dias tem feito para dar proteção às mulheres vítimas de violência. “Nós estamos aqui, hoje, em São Raimundo Nonato, em mais um dia de atividades, divulgando as ações da Secretaria de Segurança Pública e da Coordenadoria da Mulher para que a população tenha conhecimento das ações que temos desenvolvido em defesa dos direitos da mulher. Tudo isso porque nós temos ouvido as pessoas e as reclamações a respeito da violência contra a mulher que são muito frequentes. Então hoje viemos conscientizar a população, divulgar as ações, treinar as policias Civil e Militar, dialogar com o Ministério Público e comunidade para fortalecer essa rede de proteção da mulher”, disse.

A governadora em exercício ressaltou ainda que o Piauí tem se destacado na proteção dos direitos da mulher. O estado é o primeiro do país a ter uma delegacia específica para os crimes de feminicídio e uma Central de Flagrantes de Gênero.

Para Ivana Amorim, psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social de São Raimundo Nonato, atividades de conscientização como estas ajudam a mulher a ter coragem de denunciar o agressor. “ O índice de violência contra a mulher é muito maior do que nós imaginamos, e na verdade, hoje nós ainda temos um numero pequeno de denúncias. Mas acreditamos que com essa ação que está sendo desenvolvida e que terá continuidade, o número de denúncias irá aumentar”, explica.

Sobre as atividades realizadas na Unidade de Acolhimento à Mulher, Haldaci Regina, coordenadora de políticas para as mulheres, ressalta que essa é mais uma ação das unidades móveis que é trazer atendimento especializado às mulheres da comunidade, geralmente esse trabalho é desenvolvido com o próprio município. O atendimento às mulheres é feito dentro do ônibus, onde a mulher expõe para a delegada os tipos de violência que ela sofre. Anterior a esse momento é realizado uma apresentação, um momento de diálogo com a comunidade, onde é apresentado o trabalho do Governo do Estado, através da Coordenadoria e dos demais órgãos “, conta.

A delegada Eugênia Villa, subsecretaria de Segurança do Piauí, conta que momentos como estes permitem que as mulheres sejam ouvidas e que políticas públicas sejam pensadas para sanarem a necessidade destas pessoas. “É preciso que a gente ouça essas mulheres para pensarmos políticas de segurança, mas não só isso, pois nós ouvimos relatos de mulheres que são impedidas de terem acesso a saúde pelos companheiros, por exemplo. É preciso avançar nas políticas de proteção à mulher “, finaliza.