Israelitas visitam São Raimundo Nonato para conhecer de perto o problema hídrico da cidade

A Prefeita Carmelita Castro, deputados; Hélio Isaías e Margarete Coelho, secretários, vereadores, diretora do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz; Nilvânia Nascimento, e a médica Normélia Oliveira, receberam na manhã desta sexta-feira na Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, uma comitiva de Israel (Representantes de empresas que trabalham com tecnologia hídrica), coordenador do Instituto Livre Ser; Juliano Son, e representantes do Instituto Água Viva, uma instituição sem fins lucrativos que atua no semiárido nordestino do Brasil, realizando projetos de educação, geração de renda, esportes e saúde.

O objetivo da visita em São Raimundo Nonato é conhecer de perto o problema hídrico da cidade, e por meio de parceria com a prefeitura, realizar projetos sociais e técnicas que amenizem a problemática da escassez de água. Dentre esses, o Projeto Mais Água, que viabiliza soluções hídricas em municípios e comunidades do sertão que mais sofrem com os longos períodos de estiagem, onde a população não tem acesso à água potável.

Durante o encontro, a prefeita Carmelita Castro relatou o sofrimento da população sãoraimundense por não ter água de qualidade e frisou a importância da parceria para a região. “Realizar parceria com os Institutos Água Viva e Livre Ser, será de suma importância para nosso município, para  proporcionar o acesso à água de qualidade, dar mais saúde, mais qualidade de vida para nossa gente, sem falar das muitas famílias que dependem da agricultura e são prejudicadas com a escassez de água”.

“Estamos aqui procurando soluções para um dos problemas mais graves da nossa região, não só do abastecimento, mas da qualidade da água que o nosso povo consome aqui. Nossa água tem trazido problemas de saúde para a população e o Instituto Água Viva que se dedica à ações humanitárias desse setor de qualidade da água, a fim de buscarmos as melhores alternativas para o problema dessa região”, disse a Deputada Federal Margarete Coelho.

A parceria entre os Institutos Livre Ser e Água Viva, e a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato vai proporcionar alegria para crianças por meio de atividades, atendimentos médicos, ações e apresentações culturais. Serão 11 dias em que voluntários de toda a parte do Brasil prestarão serviços à população; atendimentos médicos, apresentações e atividades culturais.

“Além da ação de mobilidade social, estamos aqui também por causa do Programa Mais Água, que une ações do Instituto Livre Ser com o Instituto Água Viva, que busca trazer acesso á água potável para aquelas comunidades que sofrem com com a escassez de água. A nossa expectativa é que num futuro próximo, São Raimundo Nonato venha a ser uma cidade com todas essas benfeitorias e tecnologias para resolver o problema da água local”, afirmou Juliano Son.