Juventude são-raimundense participa do lançamento do ID jovem

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (24), no ginásio do Colégio Liceu Piauiense, centro de Teresina, o ID jovem. A cerimônia contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho e da vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho.

Crédito da imagem: Benonias Cardoso
Crédito da imagem: Benonias Cardoso

Uma das pautas centrais do evento foi o lançamento do programa Identidade Jovem no estado. A Conjuv ficará responsável pela Comissão Estadual de Fiscalização do programa, além de sua divulgação na capital e no interior do Piauí.

Os participantes do fórum receberam capacitação para a implementação do programa.

Crédito da imagem: Benonias Cardoso

Participam do evento, Mayron Galvão, representado o Poder Público de São Raimundo Nonato e quatro membros do Conselho Municipal de Juventude (CMDJ), Bruno Vitor, Darling Oliveira, Romulo Timóteo e Valéria Santana.

A criação do ID jovem representa o fortalecimento das vozes da juventude”, frisou Mayron Galvão.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento criado pelo Governo Federal que possibilita aos jovens de baixa renda acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Ele atende jovens de 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013 e, para ter acesso, é necessário ter família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses; estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, bem como ter em o Número de Identificação Social, que pode ser adquirido nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.