Novo sistema de marcação de consultas será implantado em São Raimundo Nonato

A medida proporcionará, além da facilidade na marcação de consultas e outros procedimentos, redução das filas e da ausência de pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última terça-feira (24), uma capacitação para profissionais da Saúde da Família no uso dos Protocolos de Acesso Ambulatorial: Consultas Especializadas e Apoio Diagnóstico.

A capacitação teve como objetivo tratar da implantação do protocolo de acesso ambulatorial levando em consideração as especialidades que a princípio são prioridades: cardiologia, obstetrícia, ortopedia e neurologia.

A capacitação foi conduzida pela enfermeira da Atenção Básica Yana Mara e foram discutidos os conceitos de regulação em saúde, situações-problema sobre as ações regulatórias a partir da Atenção Básica, atuação dos reguladores, protocolos e grade de referência ambulatorial.

Esta capacitação cumpre o papel do planejamento das ações de regulação em saúde no município para alinhar os processos regulatórios e qualificar os mecanismos de regulação, explica a coordenadora da Atenção Básica, Francisca Maria.

Com a regulação ambulatorial, toda oferta de especialidade do município estará concentrada em uma central única. Assim, as Unidades Básicas de Saúde poderão fazer o agendamento, de forma eletrônica e o usuário terá oportunidade de pleitear os serviços das especialidades, agilizando o atendimento.

O protocolo de acesso ambulatorial será implantado pelo Governo do Estado nos municípios de São Raimundo Nonato, Picos, Parnaíba, Floriano e Bom Jesus.