Novos Conselheiros tomam posse em São Raimundo Nonato

Os novos conselheiros tutelares de São Raimundo Nonato tomaram posse na noite de sexta-feira, 10, em cerimônia às 19 horas na Câmara dos Vereadores. Os 5 empossados, foram Jônatas Ribeiro, Valdênia de Assis Costa, Clayton Cavalcante, Anne Carolinne e Edmagno Santo, eleitos em 6 de outubro de 2019, e atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de São Raimundo Nonato entre 2020 e 2024. Eles começaram a trabalhar nesta segunda-feira, 13, na unidade do Conselho Tutelar da cidade.

Dos 5 eleitos, 4 vão vivenciar pela primeira vez essa experiência, com exceção de Valdênia de Assis Costa, que conseguiu se reeleger. “Estou mais uma vez a disposição do órgão, a qual tenho me dedicado buscando sempre atuar com responsabilidade e ética, tenho dito que para ser conselheiro precisamos ter em mente que é uma missão, uma militância pela causa. Serão 4 conselheiros novos , almejo que sejamos parceiros e responsáveis, o bom funcionamento do órgão depende do colegiado , exige bastante estudo , uma busca constante de conhecimento”, ressaltou Valdênia.

A posse foi dada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Raimundo Nonato, Cléia Negreiros. Em sua fala, ela destacou a importância do papel desses profissionais na comunidade e agradeceu aos envolvidos no processo eleitoral que resultou nesse novo grupo de trabalho.

Durante a solenidade, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) fizeram uma apresentação musical ao som de flautas, orientadas pelo  professor Herivelton Barreto.

Se fizeram presentes no evento a Prefeita Municipal de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Altícia Ribeiro, o Presidente da Câmara de Vereadores, Eumadeus Pereira, e outras autoridades.

Durante o pronunciamento da Prefeita Carmelita Castro ela enfatizou a importância do órgão, parabenizou os conselheiros que encerraram a missão frente ao Conselho Tutelar e desejou aos novos eleitos sucesso na missão. Carmelita enfatizou que a Prefeitura de São Raimundo Nonato tem estado totalmente a disposição do órgão, e que a administração tem trabalhado para dar todo o suporte para que esses profissionais possam desenvolver suas atividades da melhor forma.

O principal papel do conselheiro tutelar é zelar pelas atribuições que lhe foram confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) podendo aplicar medidas socioeducativas junto às crianças e adolescentes, aos pais ou responsáveis, às entidades de atendimento entre demais órgãos. Apesar de fazer parte da Secretaria de Assistência Social, o Conselho Tutelar conta com autonomia funcional.