O que é e como funciona a Ouvidoria da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato

Entre as tarefas da ouvidoria, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.

Desde Julho de 2017, funciona na sede da Prefeitura a Ouvidoria Municipal, onde Emanuella Oliveira, vem desempenhando com muita competência sua função de Ouvidora na Prefeitura Municipal.

• O que é a Ouvidoria Municipal?

A Ouvidoria Municipal é um elo de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal. Recebe Reclamações, Denúncias, Solicitações, Sugestões e Elogios, após são encaminhadas ao setor da Prefeitura responsável, bem como a Prefeita e aos secretários.

A ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias e demais unidades de gestão pública municipal, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a mensagem ser examinada, a ouvidora responsável pelo atendimento tem 15 dias podendo ser prorrogado por igual período para comunicar o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público.

O Ouvidor não é o representante da Prefeitura ou do Prefeita junto à população, mas sim o inverso, trata-se do canal institucional por meio do qual as demandas mais gerais da população chegarão ao conhecimento da Administração Municipal. Dessa forma, o Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado.

Assim, o papel da Ouvidoria não é o de procurar e apontar defeitos na ação da Prefeitura, mas funcionar como uma espécie de “controle de qualidade do serviço público“, apontando falhas e acertos e auxiliando na busca de soluções para os problemas.

Quais são os tipos de atendimento prestados pela Ouvidoria?

• DENÚNCIAS: Fatos graves contrários às leis municipais vigentes;
  • SOLICITAÇÕES: Pedidos de serviços e de atendimentos;
  • SUGESTÕES: Para serem adotadas em qualquer setor da Prefeitura de São Raimundo Nonato;
  • RECLAMAÇÕES: Quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da Prefeitura de São Raimundo Nonato não forem atendidas.

E também ELOGIOS.

O Atendimento também pode ser feito:

• Pessoalmente, vindo até a ouvidoria.
  • Por telefone/whatsapp (89) 98817-7811, desde que o munícipe informe seu nome completo, telefone e endereço residencial;
  • Por meio eletrônico, e-mail ouvidoria@saoraimundononato.pi.gov.br, com as mesmas identificações mencionadas;

Em todos os modos o munícipe poderá exigir da Ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo;

• QUAL O ENDEREÇO DA OUVIDORIA?

Localizada na Rod. Pres. Juscelino Kubitschek, S/N, na Br 020, bairro – Primavera e também através do site da Prefeitura de São Raimundo Nonato, www.saoraimundononato.pi.gov.br ou  no link: OUVIDORIAhttp://saoraimundononato.pi.gov.br/portal/ouvidoria/