ID Jovem será lançado em São Raimundo Nonato

A Prefeitura de São Raimundo Nonato e a Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí, lançará oficialmente, na próxima quinta-feira (25), às 09h, no Poliesportivo (ao lado da UESPI), o programa Identidade Jovem ou somente ID Jovem. O programa assegura a brasileiros de 15 a 29 anos de famílias de baixa renda meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos, além de outros benefícios. Estima-se que o programa beneficie só em São Raimundo Nonato aproximadamente 6.135 beneficiários de jovens.

O programa ID Jovem ou ‘Identidade Jovem’ é um programa do governo federal que garante o benefício de meia entrada para acesso a eventos artístico culturais e esportivos, e estabelece procedimentos para reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

O Decreto no 8.537, em seu art. 2o, inciso V, indica a Identidade Jovem como documento que comprova a condição de jovem de baixa renda. Portanto, os requisitos para ser considerado beneficiário da ID Jovem são: Ter idade entre 15 e 29 anos; Pertencer a família cuja renda mensal seja de até dois salários mínimos; Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e com as informações cadastrais atualizadas há pelo menos 24 meses.

A emissão da identidade será virtual, por meio de sítio na internet e aplicativo para smartphone. O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, será a “chave” para acessar o site e o aplicativo, bastando apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.