Prefeita visita UPA e acompanha curso ministrado para profissionais da saude

A prefeita Carmelita Castro esteve na Unidade de Pronto Atendimento do Município (UPA) de São Raimundo Nonato onde acompanhou o curso de Reanimação de Transporte de Recém Nascido ministrado pelo médico pediatra Dr. Renato Lima de São Paulo.

Na oportunidade Dr. Renato apresentou um artigo sobre a Análise do Impacto do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria nos  Resultados Neonatais da Mesorregião Sudoeste do Piauí.

Indicador da condição de vida e saúde da população, a mortalidade infantil no Brasil vem apresentando queda progressiva, porém em ritmo ainda aquém do desejado. Esforços específicos por parte de toda a sociedade, em especial dos serviços e profissionais de saúde, são necessários para acelerar a sua redução e o alcance de índices mais dignos para a população brasileira.

A mortalidade neonatal (entre 0 e 27 dias de vida) representa cerca de 60 a 70% da mortalidade infantil e, portanto, maiores avanços na saúde da criança brasileira requerem maior atenção à saúde do RN.

A Prefeita Carmelita Castro parabenizou o médico pediatra por desenvolver um trabalho de tanto significado para a saúde e para a sociedade como um todo. “O Dr. Renato está de parabéns por estar ministrando um curso de tamanha importância. Curso esse que vai capacitar ainda mais os nossos profissionais e contribuir para reduzir a mortalidade infantil”, afirmou a gestora.

Segundo o médico Renato Lima a  ideia é capacitar o máximo possível de profissionais em toda a mesorregião do Piauí: “começando por Floriano e indo até a região de Corrente, a meta é capacitar uma média de trezentos a quatrocentos profissionais, que envolve equipes de enfermagem, fisioterapeutas e médicos”, afirmou o Dr. Renato Lima.

A técnica em enfermagem, Maria Eusélia, está participando do curso, ela destacou a importância do mesmo: “Esse curso é de grande valia para os profissionais e principalmente para a população que precisa desse serviço o tempo todo e muitas vezes não estamos preparados o suficiente pra dar esse suporte que o paciente ta necessitando naquele momento. Com esse curso, que é uma benção, estamos muito mais capacitados e precisamos fazer o melhor pelos nossos pacientes”,

Aluno do curso, o médico Salvador Neiva, um convite para os profissionais da saúde: “Esse curso é de grande importância e quem poder participar, é algo fundamental, é um curso pra vida. Tanto o Governo do Estado quanto os profissionais que aqui estão, estão de parabéns. Espero que mais cursos como esses venham para nosso município e quem puder participar, venha participar. O nosso amigo e médico Dr. Nelito, por motivos de saúde não esta aqui, mas tem que deixar a vaga dele ”(risos).