Prefeitura garante acompanhamento gratuito do pré-natal nas unidades de saúde

Para iniciar o pré-natal na rede pública, a gestante deve procurar um posto de saúde mais próximo de sua casa.

A Unidade Básica de Saúde – UBS é a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. É o ponto de atenção estratégico para melhor acolher suas necessidades, inclusive proporcionando um acompanhamento continuado, durante a gravidez.

Assim que a gravidez for confirmada ou, antes de completar três meses de gestação, futuras mamães devem iniciar o tratamento pré-natal. As unidades estão prontas para atender gratuitamente as gestantes de São Raimundo Nonato.

A realização do pré-natal é fundamental na prevenção ou detecção precoce de patologias maternas e fetais. Somente desta forma é possível acompanhar o desenvolvimento saudável do bebê e reduzir os riscos da gestante.

Essa prática é regular nas unidades de Saúde de São Raimundo Nonato e é essencial para as futuras mamães. Os cuidados com o bebê devem começar logo após a descoberta da gravidez, pois esse acompanhamento permite identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem acometer a saúde da mãe e da criança.

Durante a gestação, toda mulher deve fazer acompanhamento, conhecido como pré-natal. Os serviços de consulta e exames são ofertados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. Para iniciar o pré-natal na rede pública, a gestante deve procurar um posto de saúde mais próximo de sua casa.