Bairros São Félix e Aeroporto recebem mutirão de combate à dengue

A Prefeitura de São Raimundo Nonato, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira, 03, o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypt nos bairros da cidade.

Joaquim Neto

O objetivo é intensificar as atividades nas áreas de maior incidência do mosquito, visitando as residências para a retirada de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito e ainda, fazer a distribuição de materiais educativos sobre como evitar a formação de novos criadouros. A ação contínua nos demais bairros até a próxima sexta-feira, 07, iniciando ás 07:30h.

A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Combate à Dengue, atrelado a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Secretarias de Infraestrutura, Educação, Meio Ambiente e 12ª Gerência Regional de Saúde.

Joaquim Neto

Segundo o Secretário Municipal de  Saúde, Jussival Júnior, o foco da operação é chamar a atenção da população alertando do risco de manter materiais com água em seus imóveis e conscientizar a comunidade da importância de sua colaboração para a promoção de uma cidade livre da proliferação do Aedes Aegypti. “Faremos a eliminação de materiais que estejam acumulando água, como por exemplo, pneus, copos, latas de tintas, latas vazias, garrafas, ou qualquer outro possível depósito que possa vir a servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya”, reforça.

Joaquim Neto

É importante que a população siga algumas recomendações e que os moradores do bairro reservem nos dias da ação os materiais que acumulam água em local coberto e livre de chuva, para que a Secretaria de Infraestrutura faça o recolhimento e descarte dos mesmos.

Joaquim Neto

A solicitação é que os moradores continuem atentos aos materiais e possíveis depósitos em seus imóveis que possam acumular água. Ele ressalta ainda, os cuidados necessários para não haver a proliferação do mosquito, que são:

– Não deixar nenhum recipiente com água parada;

– Verificar se as caixas d’água estão bem vedadas;

– Tratar a piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

– Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, e/ou eliminar os pratos;

– Manter ralos fechados e desentupidos;

– Remover regularmente a água acumulada em folhas de plantas como bromélias, e/ou eliminar a planta;

– Lugar de lixo é no lixo: copos, garrafas, latas vazias entre outros, devem ser colocados na lixeira, dentro de sacos plásticos bem fechados;

– Tonéis e depósitos de água, devem ser mantidos tampados e vedados;

– Vasilhames para água de animais domésticos, deve-se lavar com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana;

“ESSA LUTA É DE TODOS NÓS. #MOSQUITOAQUINÃO”