Prefeitura realizou caminhada alusiva ao Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Cultura, realizaram, na manhã de segunda-feira, 16 de outubro, uma Caminhada Alusiva ao Outubro Rosa, que percorreu pelas principais ruas da cidade.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

As atividades aconteceram das 8h às 12h, na Praça do Abrigo, onde foram intensificadas a abordagem e orientação das mulheres sobre o câncer de mama, realizadas ações de combate à doença, distribuição de material informativo, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e exames de mamografias, entre outros.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

“Outubro Rosa” é uma campanha realizada por diversos órgãos e entidades no mês de outubro, dirigida para a sociedade em geral e de maneira especial, para as mulheres. Com a intenção de intensificar os esforços para detectar precocemente o câncer de mama e do colo do útero, os 31 dias do mês são de ações de conscientização, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

O Secretário de Saúde, Jussival Júnior, fez questão de falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Fazer uma caminhada bonita como essa é nosso trabalho para chamar a atenção da nossa sociedade quanto à prevenção do câncer de mama. Está comprovado nos índices da Organização Mundial de Saúde que quanto mais cedo a detecção, mais chance há de ser curado”.

As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. É claro que somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia.