Produtores da agricultura familiar receberam kits de irrigação

No sábado (28), cerca de 45 famílias da zona rural de São Raimundo Nonato foram contempladas com kits de irrigação pelo Governo Municipal, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através de emenda parlamentar do deputado federal Paes Landim.

Cada kit de irrigação possui mais de 20 itens, como canos, conectores, acessórios e tubos para distribuição nos canteiros por meio de gotejamento localizado. Depois de montado, o sistema libera a água sem desperdício e na quantidade necessária para o plantio se desenvolver.

Ricardo Castro, que há muitos anos produz frutas e hortaliças, explica que os kits só vão ajudar a melhorar a produção das famílias. “Além de ajudar no aumento da produção, vai facilitar no manejo com a irrigação e diminuir o desperdício de água”, afirma a produtor.

Para o agricultor e vereador Laércio Carvalho, “a dificuldade maior da agricultura é água com irrigação. Os kits de irrigação vão fazer com que dobre a produção e aumente a renda das famílias que vivem do campo”, relatou o vereador.

O secretário da Agricultura, George Ribeiro, destacou que os kits de irrigação só vão trazer benefícios para os pequenos agricultores, que aproveitarão de uma melhor forma o uso da água.

“Estamos resgatando a dignidade e vontade de produzir do homem do campo. Além de dar as ferramentas necessárias, vamos também, ajudar o agricultor para que o seu plantio, cultivo e colheita, alcancem o resultado devido, inclusive no que diz respeito a compra do produto, uma vez que a prefeitura vai adquiri-los para a merenda nas escolas municipais”, pontuou a prefeitura Carmelita Castro.

Esta é uma ação de resgaste, fomento e incremento, da atividade agrícola no município.

Participaram do momento, a Prefeita Carmelita Castro, o Secretário Estadual de Defesa Civil Hélio Isaías, os Secretários Ana Dias (Turismo), Edmundo Belo (Administração), George Ribeiro (Agricultura), Jussival Júnior (Saúde), Martinho Afonso – Lobinho (Infraestrutura) Nailer Castro (Educação), os Vereadores Adilson Ribeiro, Eumadeus Pereira, Jean, Laércio Carvalho, Irmão Rian, Nunes de Jesus, Paulo Jeovane e Katiuscia Ribeiro.