Proerd encerrou aulas do segundo semestre de 2018 em SRN

Foi encerrada nesta quinta-feira (22) mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), realizado por meio de parceria entre a Polícia Militar do Piauí e a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, mediante a Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social e a Secretaria Municipal da Educação.

O programa é realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O Proerd visa passar para estudantes do 5° e 7° ano de escolas públicas e particulares, a mensagem de valorização à vida e a importância de manter-se longe das drogas e da violência. Além de reforçar para os pais a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.

A Prefeita Municipal de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, falou sobre o assunto: “O Proerd é um projeto muito interessante, pois além de fazer o trabalho de prevenção ás drogas, fortalece o elo na comunidade escolar, fortalecendo também as três instituições: Polícia Militar, Escola e Família”.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que se faz presente em sala de aula como educador social. A Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Altícia Ribeiro, ressaltou a importância do Proerd na vida dos estudantes: “Só o fato de realizar todo esse processo de fortalecer o vínculo entre a instituição família e a instituição escolar, já é um ponto positivo na vida desses jovens pois, através desse trabalho realizado pela Polícia Militar, eles sabem qual caminho devem seguir pra se tornarem bons cidadãos”.

A Secretária da Educação, Silmara Oliveira, enfatizou que dentre todos os fatores positivos que o programa oferta para os jovens e para a sociedade como um todo, o maior deles é o da resistência:  é um jovem dizer dizer não às drogas, dizer não à violência, dizer não a tudo aquilo que destrói o ser humano e que consequentemente destrói a família, repercutindo na sociedade”.

De acordo com o Capitão da Polícia Militar, Ivonaldo, será realizada uma solenidade de entrega de certificados no mês de Dezembro. “Teremos uma Solenidade de Formatura desses jovens, que vai acontecer no dia 08 de dezembro, no Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti Moderna) “.

Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.