Professores da Rede Municipal de Ensino participam de curso de Extensão ofertado pelo Colegiado de Ciências da Natureza da UNIVASF campus Serra da Capivara.

A região da Serra da Capivara, localizada no sudeste do Piauí, apresenta potencialidades científicas para a abordagem contextualizada de temas diversos. Considerando este panorama o Colegiado de Ciências da Natureza (CCINAT-SRN) promove espaço formativo, por meio do Curso de Extensão Serra da Capivara: nossos espaços culturais, conhecimento científico e práticas pedagógicas, com foco direcionado  às exposições dos espaços culturais da Serra da Capivara (Parque Nacional Serra da Capivara, Museu do Homem Americano e Museu da Natureza), tendo em vista a formação continuada dos professores de ciências e outras áreas que atuam na rede pública dos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, Piauí.

O Curso de Extensão será realizado nos meses de abril a outubro de 2019 sob a coordenação do Prof. Itamar Soares em parceria com a Faculdade de Educação da USP, Museu do Homem Americano e Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo Nonato. Para inscrições os interessados devem preencher o formulário (https://forms.gle/rNusj1bPHpqMbzxJ9) ou entrar em contato pelo e-mail: extensao.ccinat@gmail.com.

A abertura do Curso de Extensão ocorreu no dia 26 de abril no Auditório da UNIVASF e contou com a presença dos professores da rede municipal inscritos no curso. Na primeira atividade do curso, o público presente assistiu as palestras das professoras doutoras Gisele Daltrini (UNIVASF/SRN) e Martha Marandino (Faculdade de Educação/USP), que abordaram as seguintes temáticas: “Fundação Museu do Homem Americano: aspectos sócio-históricos no contexto da Serra da Capivara” e “Educação, Museus e Alfabetização Científica”.

Os conteúdos e assuntos a serem abordados durante o curso foram agrupados em quatro Blocos Temáticos: Museu da Natureza; Museu do Homem Americano; Parque Nacional Serra da Capivara; Ensino em Espaços Não Formais e Alfabetização Científica. O espaço formativo será mediado a partir de aprofundamentos teóricos e por diálogos reflexivos a partir das seguintes ações:

Mesa Redonda: apresentação e discussão de temas e pesquisas pelos professores do Colegiado de Ciências da Natureza e demais convidados;

Visita Técnica: realização de aula de campo com os professores de ciências no Parque Nacional da Serra da Capivara, Museu do Homem Americano e Museu da Natureza;

Oficina: estudo teórico de temas pedagógicos da área de Ensino de Ciências, desenvolvimento de atividades práticas e construção de sequências didáticas a serem aplicadas nos espaços culturais.

Socialização de Experiências: apresentação de trabalhos sobre as visitas e atividades desenvolvidas nos espaços culturais pelos professores da rede pública. O trabalho será apresentado na modalidade comunicação oral e poder ser submetido via formulário eletrônico: https://forms.gle/gVx9P1XcoaXzU5y99.

A Secretária Municipal de Educação de São Raimundo Nonato, Silmara Oliveira, destacou a importância do curso para a capacitação e qualificação dos professores de Ciências da rede municipal, visto que o curso aborda temáticas relacionadas à disciplina e ao contexto local como o Parque Nacional Serra da Capivara e os Museus do Homem Americano e da Natureza. Segundo a Secretária de Educação, Silmara Oliveira “a proposta do curso é excelente, pois capacita os professores e, consequentemente terá impacto positivo na sua prática em sala de aula”.

A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com a UNIVASF em três projetos que irão contribuir com ações de Educação Ambiental e Formação de Professores, dentre eles, está o curso de extensão coordenado pelo Professor Itamar Soares, onde professores de Ciências da rede municipal irão receber essa capacitação.

“Estamos abertos para receber as propostas e firmar parcerias com as demais instituições de ensino existentes no município com o objetivo de aproximar as escolas das universidades, especialmente no que refere aos cursos de capacitação e aperfeiçoamento para professores e ações como estas nas escolas”, destacou a secretária de educação.