Programa alerta sociedade de violência contra gêneros

Preocupada com a situação da violência em São Raimundo Nonato, através de parceria com o Governo do Estado, a prefeita Carmelita Castro vai lançar na próxima segunda-feira (16), no auditório da Universidade Federal Vale do São Francisco – UNIVASF ás 09:00h o programa Salve Maria, que tem como objetivo implementar ações de prevenção, capacitação e sensibilização dos profissionais de segurança pública e comunidade, sobre a violência na perspectiva de gênero.
De acordo com Carmelita, a ideia é integrar as três instituições de segurança pública para atuar na prevenção à violência na perspectiva de gênero. “Um dos objetivos desse programa é capacitar profissionais como bombeiros, policiais civis e policiais militares na investigação de crimes de gênero, dando uma maior atenção para o feminicídio, realizando campanhas preventivas da violência de gênero”, disse a gestora.
Carmelita explicou ainda que junto ao lançamento do programa “Salve Maria” será iniciada a campanha “Acorda Cinderela”, alertando as mulheres quanto ao uso da droga “Boa Noite Cinderela”.
“A nossa proposta é permitir um diálogo direto com a sociedade através da difusão do aplicativo “VAZOW”, que servirá para a população fazer denúncias de forma anônima de qualquer tipo de violência de gênero, em especial contra o sexo feminino, vinculada à Campanha “Acorda Cinderela”, que será realizada em locais públicos, além do atendimento personalizado, a ser realizado pelo Plantão de Gênero itinerante. Vai ser realizado ainda a distribuição de folders falando sobre o aplicativo VAZOW, sensibilizando à sociedade quanto ao uso da droga conhecida como “Boa Noite Cinderela” como forma de praticar violência sexual contra meninas e mulheres”, explicou a prefeita.
O assassinato de mulheres por razões de gênero é considerado, em muitos países, um problema social, impulsionando a adoção de estratégias biopolíticas. No Brasil, pesquisa realizada pelo Instituto Sangari e Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais registrou que no período de 33 anos (1980-2013), foram assassinadas 106.093 mulheres – 3.215/ano ou 8/dia. O país ocupa o 5º lugar no ranking de 83 países nos assassinatos de mulheres. No Piauí, a série histórica de 2003 a 2013 do mesmo estudo, registrou 399 assassinatos de mulheres – 36/ano ou 0,099/dia – 14º lugar no ranking da taxa de assassinatos de mulheres dos estados (34,5%) e 13º lugar no período da vigência da Lei nº.11.340/06 (2006-2013) – 39,8%, ambos acima da média nacional de 8,8% e 12,5%, respectivamente.