Rede Municipal de Ensino realiza palestra contra bullying nas escolas

A Prefeitura de São Raimundo Nonato por meio da Secretaria Municipal da Educação têm trabalhado junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino temas que conscientizem os estudantes sobre como viver em sociedade.

Para a realização dessa campanha de conscientização, foi lançada o programa de resgate a valores, ao qual os professores trabalham constantemente a importância de valores como o amor, amizade, empatia, solidariedade, paciência, gratidão, dentre outros.

Dando continuidade ao trabalho, algumas escolas estão expandindo o assunto, trabalhando outros temas, como bullyng, agressão física e verbal. Na Unidade Escolar Maria de Castro Ribeiro, por exemplo, o psicopedagogo David Soares realizou palestra sobre bullying, destacando a importância de viver em sociedade.

“Infelizmente muitas pessoas ainda são vítimas de agressões físicas, verbais ou piscológicas no ambiente escolar, ou no trabalho. Porém, já está na hora de nos conscientizarmos sobre esse problema, para que tenhamos uma sociedade melhor, que consiga de fato conviver em conjunto”, disse David.

Para a Secretária da Educação, Silmara Oliveira, temas como esses, que vem sido trabalhado nas escolas é de grande importância para prevenir ações de violência.

“A gente tem visto constantemente nos meios de comunicação tragédias nas escolas, sendo que quando os fatos vão ser apurados, os acusados realizarem violência física, ou assassinato em massa sofreram bullying ou passaram por alguma situação de falta de empatia. Não podemos deixar que nossas crianças se percam por não saberem os valores que nos fazem conviver melhor em sociedade. Por isso estamos resgatando os valores nas escolas, trabalhando esses valores em sala de aula para que nossas crianças sejam cidadãos de bem e preguem os mesmo valores para a sociedade, evitando problemas futuros”.

Por Marília Lelis