Saúde realiza mutirão de coleta de pneus

O mosquito da dengue adora sombra e água parada. Em época de chuva, como agora, os insetos se proliferam rapidinho. A água acumulada em pneus, garrafas, vasos de plantas, baldes, cisternas, tanques e caixas d’água, atraem as fêmeas do Aedes aegypti, que encontram o lugar ideal para colocar os seus ovos. Para reduzir os criadouros, a secretaria de Saúde está atuando na prevenção ao mosquito transmissor da dengue.

Uma dessas ações é o recolhimento de pneus inservíveis em diversos pontos estratégicos descartados inadequadamente, que acabam virando um dos principais depósitos de criadouros do mosquito.

Além desta ação, agentes de combate a endemias também visitarão escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e residências para verificar a ocorrência de criadouros do Aedes e conscientizar moradores.

Por isso, pedimos que as pessoas façam a sua parte, fazendo uma varredura nos depósitos de risco de proliferação como também recebendo nossos agentes durante as visitas. Este mutirão deve ser coletivo porque precisamos continuar combatendo este mosquito que tanto causa males à nossa população.

É uma campanha intensa que mobiliza todos os cidadãos, e traz inúmeros benefícios para a preservação do meio ambiente, além de atuar diretamente no combate à proliferação do mosquito, explicou o secretário de Saúde, Jussival Júnior.