Secretaria de Educação realiza abertura da Jornada Pedagógica 2019

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMEL), iniciou na última quarta-feira, dia 30, a Jornada Pedagógica 2019, com o tema “Saberes Necessários à Aprendizagem: planejamento, currículo e avaliação”, no Auditório do Centro Diocesano.

A mesa foi composta pela Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Silmara Oliveira Silva, a coordenadora da Educação Infantil, professora Wimeyre Cândida, a coordenadora do Ensino Fundamental, professora Cristiane Negreiros e a Profa Dra Sádia Castro, que realizou a conferência de abertura.

O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de São Raimundo Nonato, representa o início das atividades do ano letivo e constitui um momento formativo importante para o diálogo entre conhecimentos acadêmicos, saberes e fazeres necessários à prática educativa.

Neste ano, a Jornada Pedagógica tem como objetivo possibilitar o diálogo entre os professores, bem como promover a reflexão diante dos desafios cotidianos da prática docente na rede pública de ensino, propondo soluções por meio da ação didática e do trabalho em equipe.

A Secretária de Educação, Silmara Oliveira, saudou os professores, coordenadores pedagógicos e diretores, agradecendo a presença de todos. Em seu discurso ressaltou a importância da Jornada Pedagógica para o diálogo, reflexão e troca de experiências entre os professores.

Silmara Oliveira, destacou alguns avanços conquistados desde o ano passado na educação municipal, como a ampliação e reforma das escolas, a implementação de três escolas em Tempo Integral, as melhorias nos serviços de transporte escolar e alimentação escolar, além das capacitações para todos os servidores e a contratação de duas psicólogas e um psicopedagogo para atuarem nas escolas. Além disso, ressaltou o cumpriu da gestão municipal com o pagamento dos professores em dia e com o aumento do piso salarial.

Ao final, Silmara Oliveira reafirmou o compromisso da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação com os professores, alunos e funcionários, no sentido de que tudo seja feito para garantir uma educação de qualidade, pois essa é a missão de todos nós.

E convocou toda a rede para honrar a confiança que os pais e a sociedade depositam em todos nós. Vamos firmar uma sólida e verdadeira parceria em benefício da educação do nosso município.

Após o pronunciamento da Secretária de Educação, a Conferência de Abertura com o tema: “A Escola e o contemporâneo: novas reflexões e novas atitudes”, foi proferida pela Profa Dra Sádia Castro.

Sádia Castro, doutora em Educação, ressaltou que, a aprovação da BNCC inaugura um novo tempo na educação básica do Brasil, e que para atendermos as mudanças e novas exigências será preciso olhar a escola, o aluno e a formação de professores com outras lentes, perspectivas e atitudes.

Nos dias 31/01 (quinta-feira) e 01/02 (sexta-feira) as atividades da Jornada Pedagógica acontecerão em dois espaços: para professores da Educação Infantil (manhã e tarde) no Salão Paroquial e para os professores do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e diretores, será no Auditório do Centro Diocesano.

Entre os dias 04 e 08 de fevereiro, acontecerá o Planejamento Anual em todos os estabelecimentos de Educação Infantil e Escolas Municipais.

As aulas terão início no dia 11 de fevereiro em toda a rede municipal de educação de São Raimundo Nonato.