Secretaria de Educação recebe equipe do CECANE/UFPI para discutir sobre alimentação escolar e agricultura familiar

Durante todo o dia de hoje (06/08), a Secretaria de Educação foi palco para a Oficina Regional de apoio aos municípios no Processo de Aquisição de alimentos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
O encontro é realizado pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar – CECANE por meio de uma parceria da Universidade Federal do Piauí com o Fundo Nacional do desenvolvimento da Educação-FNDE.
Participaram da oficina as secretarias municipais de educação e de agricultura, membros do sindicato dos trabalhadores rurais, nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar dos municípios vizinhos e demais membros diretamente ligados à agricultura familiar e alimentação escolar.
O objetivo do evento foi de orientar e sensibilizar as pessoas participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com a finalidade de ampliar as compras da agricultura familiar no âmbito do Programa por meio da realização de oficinas técnicas voltadas aos fornecedores da agricultura familiar e a gestão local da alimentação escolar.
“A equipe do CECANE tem dado todo suporte aos municípios do Território Serra da Capivara no que diz respeito ao processo de aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, fortalecendo o trabalho das famílias produtoras e, consequentemente a alimentação escolar dos nossos estudantes”, pontuou Silmara Oliveira, Secretária de Educação de São Raimundo Nonato.
“A aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar desenvolvida na região é de suma importância, pois além de garantir que as escolas recebam um alimento mais saudável, tornando o cardápio da merenda escolar mais rico e diversificado, contribui com as famílias produtoras”, destacou a nutricionista da Secretaria de Educação, Ana Gesilda.
Sobre o CECANE/UFPI
O CECANE/UFPI foi instituído em 2015 por meio de uma parceria da Universidade Federal do Piauí com o Fundo Nacional do desenvolvimento da Educação-FNDE, e se propõe a prestar apoio técnico, acadêmico e operacional na implementação da alimentação saudável, desenvolver ações pertinentes à boa execução do PNAE e contribuir para efetivação e consolidação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no ambiente escolar.
WhatsApp chat