Secretaria de Saúde distribui repelentes para gestantes beneficiárias do SUS

Para auxiliar as gestantes beneficiárias do Sistema Único de Saúde a se prevenirem contra doenças transmitidas pelo mosquito “Aedes Aegypti”, como zika, dengue e febre chikungunya, a Prefeitura Municipal de São Raimundo, através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS realiza a distribuição gratuita de repelentes nas Unidades Básicas de Saúde – UBS da Zona Urbana e Rural.

Imagem: Joaquim Neto

As gestantes inscritas nas UBS vão receber os repelentes e, para ter direito ao produto nos meses seguintes, elas precisam realizar as consultas de pré-natal, atualizar a caderneta de vacinação e atender os critérios exigidos. No momento da entrega, a grávida receberá orientação sobre a utilização do produto.

Imagem: Joaquim Neto

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jussival Júnior, o repelente é mais uma forma de aumentar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, principalmente com as gestantes, pelo risco de contrair o vírus zika, a fim de diminuir a probabilidade da microcefalia em bebês.

Imagem: Joaquim Neto

Mesmo assim, ressalta que se deve realizar a eliminação de criadouros do mosquito e adotar medidas simples de prevenção, como manter portas e janelas fechadas e teladas, usar calça e camisa de manga comprida.