Secretaria de Saúde faz rastreio de Tuberculose em Pessoas Privadas de Liberdade

O objetivo é ampliar o diagnóstico e tratamento, melhorando as estratégias de controle da tuberculose no sistema prisional.

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato e a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança está realizando rastreio de Tuberculose e Testagem de Prova Tuberculínica (PPD) em Pessoas Privadas de Liberdade na Unidade Prisional Dom Inocêncio.

O objetivo é ampliar o diagnóstico e tratamento, melhorando as estratégias de controle da tuberculose no sistema prisional.

A Equipe Prisional realizou na última segunda-feira (27), exame de Testagem de Prova Tuberculínica (PPD) nas pessoas privadas de liberdade, funcionários e proficiência da saúde,com intuito de investigar os contatos e, se necessário, tratar a Infecção Latente por Tuberculose.

Além disso, a Equipe Prisional realizou 220 coleta de Baciloscopia (escarro) das pessoas privadas de liberdade, destes 09 deu positivo e hoje 01 está curado, restando apenas 08 está em tratamento.

Como a tuberculose é uma doença transmissível as pessoas privadas de liberdade têm o risco 28 vezes maior de adoecer, comparadas à população em geral.

A tuberculose (TB) continua sendo um problema mundial de saúde pública, pois é registrada como umas das principais causas de mortalidade entre as doenças infecciosas.

WhatsApp chat