Secretaria de Saúde realiza capacitação com profissionais da Atenção Básica

A Secretaria de Saúde de São Raimundo Nonato, através do departamento de Atenção Básica, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, realizou uma capacitação com Enfermeiras (os) e Técnicas (os) em Enfermagem para atualização de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O SI-PNI é um sistema desenvolvido para possibilitar aos gestores envolvidos no Programa Nacional de Imunização, a avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunobiológicos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, agregados por faixa etária, período de tempo e área geográfica.

Possibilita também o controle do estoque de imunobiológicos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

“Estamos aqui capacitando todos os profissionais de saúde da Atenção Básica do município. Esse Sistema de Informações foi criado há muito tempo, mas é a primeira vez que essa capacitação acontece em São Raimundo Nonato”, disse Jussival Júnior, Secretário de Saúde.

Para a Coordenadora Municipal da Atenção Básica, Francisca Maria Castro, os profissionais e população só tem a ganhar com essa capacitação.

“São muitos benefícios. Os profissionais aprendem a registrar, por faixa etária, as doses de imunobiológicos aplicadas e calcula a cobertura vacinal, fornecer informações sobre rotina e campanhas, taxa de abandono e envio de boletins de imunização, gerenciar os atendimentos, o estoque e a distribuição dos imunobiológicos”, afirmou Francisca Maria.

Outros benefícios da capacitação: Possibilita o controle das perdas físicas e técnicas de vacinas em todas as instâncias; Identifica as reações que estão ocorrendo pós vacinação, notificando os eventos adversos observados  nos usuários vacinados; Identifica de forma individualizada os usuários que receberam atendimento nos Centros de Referências de Imunobiológicos Especiais; Possibilita a padronização do perfil de avaliação.