Secretaria de saúde realiza palestra de prevenção ao suicídio e valorização a vida

Prevenir é o melhor remédio” nunca caiu tão bem como no caso de suicídios.

Secretaria de Saúde em parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras – AME, realizou na noite da última quarta-feira (04) no auditório do Centro Diocesano, uma palestra para alertar a população sobre os riscos do suicídio que acarreta a morte de milhares de pessoas, principalmente jovens.

A palestra foi aberta ao público, e foi ministrada pelo médico Joselino da Cruz Machado, psicanalista, psicoterapeuta, acupunturista terapeuta e da Psicóloga Valéria Castro, onde falaram como abordar uma tentativa de suicídio no contexto da saúde pública.

Prevenir é o melhor remédio” nunca caiu tão bem como no caso de suicídios. A palestra de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização a vida, teve como objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no nosso município e suas formas de prevenção.

Com o desenvolvimento de uma política de prevenção do suicídio, a Secretaria de Saúde assume que esse se trata de um problema de saúde pública e estabelece um compromisso com a população para o desenvolvimento de ações voltadas para prevenção, destaca o secretário de Saúde, Jussival Júnior. Disse, ainda, que a pasta vem trabalhando em vários aspectos da prevenção, inclusive na sensibilização de outros parceiros governamentais e não-governamentais que podem contribuir nessa tarefa capacitação e informação.

Diante disso, a Secretaria de Saúde tem adotado algumas medidas para prevenir suicídios. O aumento da cobertura assistencial de saúde mental, assim como a melhoria nos processos de trabalho, têm sido uma busca constante da secretaria. Entretanto, a prevenção do suicídio envolve muitas outras ações e interfaces com outros serviços, frisou Jussival Júnior. Além de toda rede de assistência a transtornos mentais, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, da Atenção Básica dentre outros.