Secretaria Municipal de Educação realiza Jornada Pedagógica para abertura do ano letivo 2020

Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou a IV Jornada Pedagógica iniciando as atividades do ano letivo 2020. A Jornada Pedagógica constitui um momento formativo importante, e este ano, teve como tema a prática docente e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando a importância do planejamento, monitoramento e avaliação para uma educação de qualidade.

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de São Raimundo Nonato, organizou o evento com o objetivo de possibilitar o estudo e diálogo sobre o planejamento, monitoramento e avaliação à luz da BNCC, bem como promover a reflexão diante dos desafios cotidianos da prática docente na rede pública de ensino.

Em 2020, a BNCC deverá estar presente em todas as salas de aula do país e não será diferente em São Raimundo Nonato. Portanto, é importante que os professores estejam preparados para esse grande desafio que é a implementação da Base, para que possamos atuar alinhados as propostas deste documento e dessa maneira, conseguirmos propiciar aos nossos alunos o direito de aprender a partir de uma educação mais humanizada, instigante e acolhedora.

A Prefeita Carmelita Castro esteve presente no evento. Na oportunidade, destacou a importância dos investimentos na educação e dos avanços que o município tem vivenciado. Reafirmou o seu compromisso para com a educação municipal e desejou um excelente ano letivo a todos os professores.

Durante a Jornada, professores, diretores e coordenadores pedagógicos participaram de palestras e oficinas organizadas para os diferentes níveis. Na Educação Infantil as oficinas de contação de histórias e projetos de leitura foram destaque. Para o Ensino Fundamental anos iniciais (1° ao 5°), os professores participaram de minicurso sobre alfabetização e letramento e oficinas de leitura. Já os professores que atuam no Ensino Fundamental anos finais (6° ao 9°), as oficinas foram sobre planejamento e avaliação, além de grupo de estudos sobre a BNCC.

“A Jornada Pedagógica é um momento importante, pois é durante as atividades promovidas que os professores tem a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, além pensar o seu planejamento. Todos os anos organizamos essa atividade com o objetivo de iniciar o ano letivo, mas principalmente de oportunizar aos nossos professores momentos de estudo e reflexão sobre temas importantes na nossa prática de sala de aula”, destacou Silmara Oliveira, Secretária de Educação.

No dia 07 (sexta-feira), todas as escolas e os estabelecimentos de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, realizam o planejamento para o início das aulas que será dia 10 de fevereiro.

WhatsApp chat