Secretaria Municipal de Saúde alerta para o combate e prevenção das hepatites virais

Para prevenir as Hepatites, é preciso o uso do preservativo em todas as relações sexuais, o uso de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings e o não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure.

Mês de julho é época de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, enfermidades em que o fígado se encontra inflamado.

Sendo uma doença silenciosa, nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece, apresenta cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Considerada grave, a hepatite é a inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

É importante que os usuários saibam que a vacina ainda é a melhor forma de prevenção. A vacina que previne contra hepatite B é gratuita e disponível na rede municipal de saúde. Já para a hepatite C, ainda não existem vacinas, mas para quem apresentar o diagnóstico positivo para doença, o tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde, explicou Jussival Júnior, secretário municipal de Saúde.

Prevenção – A hepatite A é transmitida por alimentos e pelo contato pessoal, portanto, a higiene é o principal meio de prevenção: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, principalmente frutos do mar e carne de porco.

Já as demais hepatites virais são transmitidas pelo sangue e por relação sexual sem proteção, por isso, é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como giletes, escovas de dente, utensílios de manicure, além de utilizar preservativos durante as relações sexuais, e ter certeza de que materiais utilizados para fazer tatuagens e para a colocação de piercings são descartáveis.

As vacinas também fazem parte das ações para prevenção contra as hepatites A e B. Nas crianças, primeira dose da vacina de hepatite B é dada ao nascer, sendo repetida aos 2 e aos 6 meses. A vacina para hepatite A é administrada em dose única quando a criança completa 1 ano. No caso de adultos, é preciso tomar as 3 doses de hepatite B.