Secretaria Municipal de Saúde segue realizando vacinação contra a gripe H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a vacinação em todo o município de acordo com a programação estabelecida para os pacientes em situação de risco.

Para atender os grupos prioritários da vacinação contra a gripe H1N1, a secretaria de saúde disponibiliza as doses em 13 postos do município são eles: zona urbana – Posto da Milonga, Aldeia, São Félix, Cipó, Aeroporto, Santa Luzia; zona rural – Posto do São Vitor, Onça, Novo Horizonte, Fechadão, Firmeza, Novo Zabelê.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Fazem parte desse grupo de risco crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador da Saúde, idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Jussival Júnior, toda a equipe está empenhada no combate à gripe H1N1, sendo importante a conscientização da população quanto aos cuidados e prevenção da doença. “Lavar sempre as mãos com água e sabão, utilizar lenços descartáveis, deixar o ambiente sempre ventilado, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, além disso, é importante que a pessoa não toque a região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa”, salientou.

É importante que seja evitado compartilhar objetos de uso pessoal, bem como, evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão.

Para mais informações quanto ao cronograma de vacinação, a comunidade pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde localizada na Praça Pe. Francisco Freiria, 1480, Aldeia, por meio do telefone da ouvidoria: (89) 98817-7811.