SEMEL oferece serviço de psicologia gratuito à comunidade escolar

O Programa de Acompanhamento Psicológico implantado pela Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMEL, foi criado com o objetivo de acompanhar os alunos, professores e demais funcionários da SEMEL de acordo com as suas necessidades. O atendimento que é realizado pela Psicóloga Paula Vitória Almeida Rocha, tem por finalidade acolher demandas de assistência psicológica prioritariamente da comunidade escolar através de diferentes estratégias de intervenção individual e grupal.

De acordo com a psicóloga, o trabalho começou a ser desenvolvido a partir do levantamento diagnóstico realizado pela equipe da secretaria com o apoio de professores e diretores, com o objetivo de identificar crianças e adolescentes das escolas da zona rural e urbana que necessitavam de acompanhamento. A partir disso, foram desenvolvidas palestras em todas as escolas municipais e, em seguida a equipe elaborou um cronograma de acompanhamento e tratamento das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, transtornos, síndromes e aspectos comportamentais que atrapalham no desenvolvimento escolar.  A psicóloga reforça que a família também deve acompanhar os filhos e que é imprescindível que a primeira consulta seja com a presença dos pais ou responsáveis.

O atendimento é gratuito e acontece na sala de atendimento psicológico situada no prédio da Secretaria Municipal de Educação, assim como nas escolas da zona rural, de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 14h às 17h. Além do encaminhamento dos alunos realizado pelos diretores e coordenadores das escolas, os professores e demais funcionários interessados em receber o atendimento por meio do Programa de Acompanhamento Psicológico, devem se direcionar à Secretaria Municipal de Educação e procurar a responsável pelo agendamento na sala da secretaria.