SEMEL realizou audiência pública sobre a nucleação de escolas

Na tarde da última terça-feira, 01/08, foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato sobre nucleação das escolas, proposta pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEL.

A audiência contou com expressiva participação de pais e responsáveis por alunos, ministério público, vereadores, representante do FNDE no Piauí, além de representantes da sociedade civil organizada. Na oportunidade, foram ouvidos pais e representantes de diferentes comunidades rurais.

A nucleação de escolas tem como objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino oferecido, levando em conta os direitos básicos dos alunos, no escopo de suplementar ações que o qualifiquem para a vida social e profissional.

De fato, num município com território tão extenso como o do Município de São Raimundo Nonato, é imperioso que o Governo Municipal envide todos os esforços necessários no sentido de manter em funcionamento e com atendimento de excelência, todas as escolas nucleadas, propiciando às crianças ali estudantes, o direito ao ensino de forma qualificada e com profissionais competentes para o mister da docência.

A organização do ensino, em escolas-núcleo, reduzindo gradativamente as escolas multisseriadas, representa um importante avanço na qualidade do ensino no Município, haja vista que as escolas multisseriadas comprometem demasiadamente a qualidade do ensino bem como contribuem para o desgaste e desmotivação dos professores, devido as dificuldades destes terem que lecionar para vários alunos, de idades diferentes, no mesmo local e no mesmo horário, o que gera um verdadeiro caos na educação municipal.

A nucleação viabiliza-se por meio do uso do transporte escolar e deslocamento de alunos de suas comunidades para escolas com maior população, onde estes são reunidos em classes de acordo com sua faixa etária.

Registre-se que nos diálogos com pais de alunos, bem como nas diversas reuniões realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, ficou claro que a maior preocupação de todos é com a qualidade do ensino que será ofertado aos seus filhos.

É bem verdade que os atuais índices que a atual gestão encontrou na educação do Município de São Raimundo Nonato estão longe de serem os melhores do país, sendo isso, resultado de investimentos mal direcionados, sucateamento das estruturas escolares bem como despreparo por parte de gestões passadas em adotar políticas públicas capazes de gerar resultados satisfatórios no gerenciamento do ensino municipal.

Esta negligência gerada por gestões passadas, deixaram de legado, resultados vergonhosos e por que não dizer insignificantes o que coloca em dúvida o modelo de educação em outrora adotado.

Entende a atual gestão municipal, que os profissionais da educação bem como seus auxiliares precisam ser mais valorizados, capacitados e melhor utilizados.

A proposta de nuclear as escolas multisseriadas pode ser considerada como uma correção de rumo na educação, pois o atual modelo educacional encontrado em São Raimundo Nonato tornou-se ineficiente, obsoleto, condenando os estudantes ao fracasso escolar e comprometendo sobremaneira o futuro da sociedade são-raimundense.

COMPARTILHAR