Semtas disponibiliza capoterapia para idosos no Cras Santa Luzia

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato por meio da equipe da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) está disponibilizando capoterapia para idosos.

O serviço está sendo executado no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Santa Luzia, que tem á frente a coordenadora e assistente social Marlene Ribeiro. A ideia de levar essa terapia de nome capoterapia para ser desenvolvido em São Raimundo Nonato foi da monitora Jeane Castro.

“A Capoterapia é uma terapia alternativa que já é utilizada em outros municípios e estado. Conversei com nossa secretária de Assistência Social, Altícia Ribeiro, e ela abraçou essa ideia. É uma técnica de capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física, mas isso respeitando a condição física, os limites e as características psicológicas individuais do praticante. Hoje são 25 idosos realizando essa atividade e sendo conduzidos pelo orientador Jack”, afirmou Jeane.

Durante as sessões de Capoterapia os idosos ouvem músicas, batem palmas e realizam movimentos ritmados, criando um ambiente de descontração. A secretária Altícia Ribeiro ressalta a importância da capoterapia: “Sem dúvida esses exercícios realizados com esses idosos são de suma importância para aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante, diminuindo dores musculares e melhorando a respiração. Sem dúvida é mais qualidade de vida para essas pessoas.

A Capoterapia acontece todas as terças-feiras as 15h no Cras Santa Luzia.