Nailer Castro representará SRN em Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

A Secretária Municipal da Administração, Nailer Castro, irá representar a cidade de São Raimundo Nonato no  5° Encontro  Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que vai acontecer nos dias 22, 23 e 24  em Manaus.

O evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e parceiros, e visa a implementação de  Políticas de Gestão Turística de Patrimônios Mundiais, como no caso do Parque Nacional Serra da Capivara, que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza.

Para a secretária Nailer, essa é uma ótima oportunidade para divulgar as riquezas naturais da Serra da Capivara e debater sobre a importância desse grande patrimônio histórico e cultural localizado no Piauí.

“Essa é uma oportunidade de troca de experiências, de compartilharmos conhecimento e debatermos sobre a importância dos patrimônios históricos brasileiros.  Esse evento vai oportunizar a discussão de medidas para  para alavancar a economia e o turismo do nosso país,  em especial,  discutir melhorias para o Parque Nacional da Serra da Capivara. Sem dúvidas durante esse encontro vou divulgar a importância do nosso Parque, conhecido pelas suas belezas naturais, foi o berço do homem americano, e me orgulhar de dizer que esse patrimônio histórico e cultural está localizado no Piauí e que parte disso está localizado na minha terra natal, na nossa querida cidade de São Raimundo Nonato’.

Além da secretária Nailer Castro, a Dra Rosa Trakalo coordenadora da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) e administradora do Parque Nacional Serra da Capivara.

Rosa Trakalo é uruguaia e mora na região do Parque Nacional Serra da Capivara há quase 25 anos. Sua formação em história da arte e arqueologia e as atividades desenvolvidas posteriormente – entre elas na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris durante muitos anos – a levaram a atuar como membro ativo da Fundação Museu do Homem Americano, instituição dedicada à preservação e ao desenvolvimento da região do Parque Nacional Serra da Capivara, no Nordeste, inscrito pela Unesco na lista de patrimônio cultural da humanidade.

Sobre o evento:

De acordo com a programação preliminar, após a cerimônia de abertura, os participantes poderão participar de mesa sobre projeto de lei para implementação da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, como exemplo de caso municipal de sucesso. O primeiro dia de evento também reserva um espaço para debates sobre o Turismo e o Patrimônio Cultural e Natural; Lançamento do Projeto Rota Internacional Amazônia: Mundo Natural; e Experiências Gastronômicas da Região.

Já no segundo dia de evento, as diversas atividades contam com reunião do Grupo de Trabalho dos Prefeitos das Cidades Patrimônio Mundial e equipe técnica dos órgãos governamentais presentes. Ainda, no último dia de Encontro, está previsto palestras sobre sustentabilidade, turismo, empreendedorismo e casos de sucesso. Também deve ocorrer mesa sobre a importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão para o desenvolvimento dos destinos turísticos sustentáveis.

Mesa
Outra mesa proposta para dia 24 tratará dos destinos Turístico Inteligentes e o Patrimônio Natural e Cultural – Convergência e Sinergia para Transformar Destinos. Antes do encerramento, os participante debaterão medidas de financiamento e captação de investimentos para o patrimônio natural e cultural; desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável e as Parcerias Público Privadas para gestão de reservas e parques naturais; e por fim ocorrerão
Apresentação Cultural com Experiências Gastronômicas da Região

Fonte: Agência CMN de Notícias