Nesta quinta-feira (18/08), a Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o SEBRAE-PI e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), promoveu uma capacitação voltada aos catadores de materiais recicláveis do município.
O evento aconteceu durante todo o dia no auditório do IFPI – Campus São Raimundo Nonato, e marcou uma agenda intensa de atividades. Pela manhã, ocorreu o “Dia D dos Catadores”, dedicado ao reconhecimento e valorização da categoria. No período da tarde, foi realizada a oficina de Boas Práticas com o Lixo, que resultou no início da construção de um cronograma de ações. Já à noite, foi feito o lançamento oficial do Programa Pró-Catadores no município.
A analista do SEBRAE-PI e gestora do projeto, Ana Caroline, destacou a relevância da iniciativa para a segurança e valorização dos trabalhadores:
“Hoje estamos em São Raimundo Nonato desenvolvendo uma ação de capacitação dos agentes coletores de recicláveis do município. Abordamos temas como segurança no trabalho e uso correto dos EPIs, para que eles possam desempenhar essa missão tão importante, que é a coleta seletiva, de forma mais segura e eficiente”, afirmou.

O presidente da Cooperativa do Morro do Mel também ressaltou a importância da formação para a categoria:
“O curso foi ótimo. Em nome de todos os catadores, quero agradecer à Prefeitura de São Raimundo Nonato, à Secretaria de Meio Ambiente e ao Sebrae por nos oferecerem conhecimentos de grande valor para o nosso trabalho”, disse.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Carla, reforçou o compromisso da gestão em garantir mais conhecimento, segurança e valorização profissional aos catadores de recicláveis:
“Essa capacitação é mais uma ação da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Sebrae e a SEMTAS. Além de abordar o uso correto dos EPIs, tratamos de formas seguras de manuseio de materiais, que exigem maior cuidado. Hoje é um dia dedicado à valorização dessa categoria, que desempenha um papel fundamental para a sustentabilidade do nosso município”, destacou.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em incentivar práticas sustentáveis, fortalecer a economia circular e promover melhores condições de trabalho para os catadores, reconhecendo-os como agentes essenciais no cuidado com o meio ambiente.






