Gestoras vão a Teresina reivindicar parcerias para o desenvolvimento da educação municipal

A Prefeita Carmelita Castro e a Secretária Municipal da Educação, Nailer Castro, estiveram em Teresina  nesta segunda-feira (22) para reunião de apresentação do Projeto Borboleta com a pedagoga Rutinéia Vieira, na Casa Meio Norte.

A Casa Meio Norte é uma escola municipalizada que conquistou uma autonomia dentro do espaço de Teresina, da secretaria de educação. Foi um encontro gratificante, pois na oportunidade trocamos idéias sobre educação, falamos sobre as dificuldades durante o percurso percorrido e os desafios conquistados no nosso município. Foi conversando com essa grande pedagoga, que já teve êxito nos seus projetos educacionais, que tivemos mais uma vez a certeza que estamos no caminho certo.

De acordo com a Secretária Nailer Castro, o Projeto Borboleta tem alfabetizado as crianças em todo o Piauí:

“É um projeto fantástico de alfabetização que estamos tendo a chance de conhecer de perto, de forma detalhada, e que vem desenvolvendo de forma significativa a educação do Piauí. Estamos tentando uma parceria com a pedagoga Rutinéia para que possamos implantar esse lindo projeto em São Raimundo Nonato”, disse Nailer.

Carmelita Castro afirmou está encanta com o êxito desse projeto no estado. ” Está com a professora Rutinéia, conhecer os detalhes desse projeto e saber que funcionou e vem funcionando no Piauí, foi algo muito gratificante, que me encantou, pois percebemos que a educação de São Raimundo Nonato está no caminho certo. Vale ressaltar que a utilização de projetos no cotidiano escolar representa um procedimento bastante eficaz na educação, pois estabelece uma estreita relação entre a aprendizagem dentro da escola e a experiência da criança”.

O projeto Borboleta tem o objetivo de incentivar a leitura e o aprendizado. A iniciativa começou depois que as professoras prestaram atenção no modo como as crianças tinham contato com os livros. Mudando a didática, os estudantes passaram a ler cerca de 30 livros por mês. Segundo Rutinéia esse nome “projeto Borboleta” se dá porque a professora considera que demoraram muito tempo no casulo buscando a solução, amadurecendo, fortalecendo as asas para voar.

Na terça-feira (23) Carmelita Castro e Nailer Castro estiveram na Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em reunião com o Secretário Estadual da Educação, Elen Gera, reivindicando melhorias na educação municipal. “Na oportunidade agradecemos ao gestor Ellen Gera por toda a atenção que o Estado tem dado a São Raimundo Nonato. Essa parceria é essencial para que a educação de nosso município continue avançando cada vez mais”, disse a gestora.

Elen Gera parabenizou as gestoras pela iniciativa e afirmou que : “o município de São Raimundo Nonato tem sido muito bem falado por conta da sua gestão e nós temos prazer em ajudar municípios que visam desenvolvimento. Parabéns”.